Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Educação 24/01/2019 14:36
Por: redacao

Unisc alcançou o conceito 4 no Índice Geral de Cursos

A partir do conceito 3, o resultado é apontado como satisfatório.

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) alcançou o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) 2017, em uma escala de 1 a 5. O mecanismo sintetiza, num único indicador, a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado de uma mesma Instituição de Ensino Superior (IES). O Índice Geral de Cursos é divulgado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), imediatamente após a publicação dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), considerando, em sua composição, o triênio anterior. A partir do conceito 3, o resultado é apontado como satisfatório.

Ao todo, 2.066 instituições do Brasil foram classificadas pelo Índice Geral de Cursos e, com esse resultado, a Unisc figura no grupo composto por 18,9% das entidades que alcançaram a faixa de conceito 4. A mesma lógica utilizada para a classificação das instituições é aplicada para classificar os cursos por meio do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que considera o desempenho dos estudantes no Enade, o valor agregado pelo curso na formação dos alunos, o perfil do corpo docente e a percepção do acadêmico quanto às condições do processo formativo.

A área avaliada em 2017 foi a de Engenharia e Licenciaturas e todos os cursos da Unisc obtiveram resultados satisfatórios no Conceito Preliminar de Curso. Podem ser destacados os cursos de Letras – Português e Inglês (licenciatura), que figuram como o melhor Conceito Preliminar de Curso das Instituições de Ensino Superior privadas do Rio Grande do Sul e o 4º melhor nesse segmento no Brasil. Destaque também para o curso de Computação – Licenciatura, que obteve o melhor Conceito Preliminar de Curso  do país, considerando as Instituições de Ensino Superior públicas e privadas.