Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Cultura 01/11/2017 14:28
Por: Redação

Associação Fogolar Friulano vai editar livro sobre a imigração italiana na região Centro Serra

A pesquisa sobre os imigrantes friulanos começou em 1984 por Dom Tarcísio e ganhou força a partir do ano de 2005 com a ida para a Itália de Tácio Puntel, hoje representante da América Latina no Ente Friuli Nel Mondo.

  • Tácio Alexandre Puntel
  • Dom Tarcísio Puntel
  • Fotos: divulgação

A Associação Fogolar Friulano de Sobradinho junto com o Ente Friuli Nel Mondo e o Pároco de Paluzza Dom Tarcísio Puntel, estão desenvolvendo o projeto de elaboração de um livro sobre a imigração italiana na região Centro Serra. A pesquisa sobre os imigrantes friulanos começou em 1984 por Dom Tarcísio e ganhou força a partir do ano de 2005 com a ida para a Itália de Tácio Puntel, hoje representante da América Latina no Ente Friuli Nel Mondo.

A vasta documentação registrada nas Paróquias, Arquivos de Estado e em cartas enviadas por imigrantes para parentes que ficaram na Itália servem de base para formar a narrativa histórica dos pioneiros que deixaram as montanhas e as planícies de sua terra natal para buscar uma nova vida no Brasil. As diferentes regiões de origem dos emigrantes, os reais motivos de deixar a pátria, os detalhes da viagem e as dificuldades na nova terra ajudam a derrubar mitos criados ao longo dos anos sobre a imigração italiana na nossa região e que estarão na publicação com a devida comprovação documental.

No livro, em português e italiano, serão apresentados relatos e documentos originais nunca publicados de imigrantes que vieram para nossa região. A pesquisa, redação e publicação estão sendo financiadas pelo Fogolar de Sobradinho e pelo Ente Friuli Nel Mondo e a previsão de lançamento é para o final do ano que vem.