Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Polícia 11/07/2019 14:44
Por: Redação

Abigeato é um crime que preocupa o Centro Serra

No estado, segundo a Secretaria Estadual da Segurança, as ocorrências caíram quase 20% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período em 2018.

O abigeato é um crime que preocupa o Centro Serra nos últimos anos. Entretanto, no estado, segundo a Secretaria Estadual da Segurança, as ocorrências caíram quase 20% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período em 2018. E tem sido assim desde 2016, quando foi criada força tarefa para investigar crimes rurais.

A chamada Patrulha Rural foi implementada no Rio Grande do Sul tendo em vista não somente os abigeatos mas também os assaltos a propriedades rurais, marcados muitas vezes, por violência contra os produtores e suas famílias. Embora o efetivo policial, tanto da Brigada Militar, que faz as patrulhas e policiamento no interior, quanto da Polícia Civil, tem diminuindo a cada ano, os índices de repressão são considerados bons. A fragilidade do interior também chamou a atenção nos anos de 2016/2017 quando praticamente todas as semanas escolas e postos de saúde eram atacados pelos ladrões em todo o Centro Serra.

Naquela época, aparelhos de TV, entre outros equipamentos eletrônicos e até mesmo merenda escolar eram alvo dos bandidos. Através de investigações das autoridades policiais, a quadrilha que atuava na época, foi desbaratada com a prisão de homens apontados como autores. De lá para cá, esse tipo de crime teve relevante diminuição.