Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 01/02/2019 13:50
Por: redacao

Pesquisa revela que santa-cruzenses querem abertura do comércio aos domingos e feriados

Ao todo, 1.874 pessoas assinaram o documento, destes, 91,2% responderam sim à abertura do comércio nos domingos e feriados, e 8,8% não.

A Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz divulgou nesta quinta-feira (31), o resultado da coleta de assinaturas do abaixo-assinado eletrônico, lançado no início desta semana, sobre a flexibilização de horário do comércio no município. A ideia era saber a opinião da comunidade a respeito da abertura do comércio aos domingos e feriados, condição estipulada pela direção da rede de lojas Havan para instalação de uma unidade em Santa Cruz. Ao todo, 1.874 pessoas assinaram o documento, destes, 91,2% responderam sim à abertura do comércio nos domingos e feriados, e 8,8% não.

Dos que foram favoráveis, 45% são do comércio - 26,3% (425) comerciantes e 18,7% (302) funcionários. Outros 10% - 174 pessoas – são desempregados. Considerando que a Havan ofereceria cerca de 150 vagas, já seria possível atender plenamente essa demanda. Os demais, 25,3% (471 assinantes) representam as mais diferentes profissões e atividades (professores, funcionários públicos, advogados, donas de casa, entre outros). O percentual final, 20,9% (337 pessoas) não informaram suas profissões. A maioria dos assinantes reside em Santa Cruz do Sul (92,4%) e os demais são de cidades da região como Venâncio Aires, Vera Cruz, Rio Pardo, Candelária, Passo do Sobrado, Sobradinho e até de Porto Alegre.

Para o presidente da ACI, Lucas Rubinger, o resultado demonstra que a população local está afinada com a proposta de desenvolvimento do município e região e não aceita a perda de investimentos e empregos devido a posições retrógradas e visões míopes do potencial do município. Ontem o Sindicato dos Comerciários rejeitou a proposta de abrir o comércio aos domingos, exigência da Havan para se instalar em Santa Cruz. No entanto, ficou definido que a rede de lojas catarinense vai enviar nova proposta aos sindicatos.

Com diversas formas de negociações, não está descartada até mesmo um possível acordo individual para a Havan abrir aos domingos e feriados. Já o Sindilojas de Santa Cruz marcou uma assembleia para a próxima quarta-feira (06), às 9 horas, para debater com os donos das empresas a possibilidade de abrir aos domingo e feriados. Caso os empresários mostrem interesse na mudança, poderá ser enviada uma nova proposta para o Sindicato dos Comerciários.