Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 17/06/2020 13:08
Por: Redação

Celetro adquire termovisor

O termovisor, importado dos Estados Unidos chega em meio às perspectivas de mudanças administrativas que a Celetro atravessará com o processo de regulamentação como Cooperativa permissionária e Agente do Setor Elétrico.

A Celetro adquiriu um aparelho termovisor. A tecnologia passará a ser empregada nas atividades operacionais da Cooperativa para detectar possíveis defeitos e falhas nas redes de eletrificação, muitas vezes invisíveis a olho nu. Por meio da captação de imagens, o termovisor detecta diferenças de temperaturas e, pela análise das imagens, é possível avaliar a necessidade de adotar ações preventivas nas redes e assim evitar danos e custos de maiores proporções.

O Gerente Operacional da Celetro, engenheiro Gilson Della Valentina, explica que o equipamento detecta a temperatura da imagem filmada ou fotografada, o que possibilita fazer o acompanhamento evolutivo dos efeitos da carga sobre os equipamentos de rede. O novo aparelho estará em campo nas atividades de rotina da Cooperativa.

Entre os objetivos de uso do termovisor, estão a otimização de custos, a redução de deslocamentos que possam ser evitáveis e substituir equipamentos que de fato necessitem de manutenção, ao contrário daqueles que apenas apresentem defeitos aparentes, mas não reais, complementa o Gerente Operacional. O termovisor, importado dos Estados Unidos chega em meio às perspectivas de mudanças administrativas que a Celetro atravessará com o processo de regulamentação como Cooperativa permissionária e Agente do Setor Elétrico