Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 08/06/2020 13:34
Por: Redação

Evento Saberes, Sabores e Sementes Crioulas de Ibarama será virtual

O evento Saberes, Sabores e Sementes Crioulas integra o Dia da Troca das Sementes Crioulas que, neste ano, está em sua 19ª edição.

Representantes de diversas instituições que anualmente promovem o evento Saberes, Sabores e Sementes Crioulas de Ibarama, fizeram uma reunião via internet debatendo sobre a próxima edição do evento. Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, os organizadores optaram por suspender o evento de forma presencial, evitando aglomerações.  Conforme o extensionista rural Agropecuário da Emater, Giovane Vielmo, as atividades devem ocorrer de 10 a 15 de agosto, na Semana da Agrobiodiversidade Crioula. Entre as ações devem constar palestras via internet sobre os temas.

Outra questão abordada pelos organizadores é referente à comercialização e troca de sementes crioulas. “Está sendo estudada uma maneira para que seja feita de forma virtual também, possibilitando o escoamento da produção dos Guardiões de Ibarama”, lembra Vielmo.

Os agricultores Leonel  Kluge e Mário Raminelli, integrantes da Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas de Ibarama, frisam que apesar da estiagem houve uma boa produção, principalmente milho. Da comercialização destas sementes  provém boa parte da renda das famílias.

O evento Saberes, Sabores e Sementes Crioulas integra o Dia da Troca das Sementes Crioulas que, neste ano, está em sua 19ª edição. Além disso, fazem parte o Seminário da Agrobiodiversidade Crioula, a Feira da Economia Popular Solidária, Seminário dos Guardiões Mirins das Sementes Crioulas e Espaço Solidário de Sementes, Mudas e Plantas Bioativas.