Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 10/08/2018 13:43
Por: redacao

Bom público participou do primeiro dia do evento Saberes, Sabores e Sementes Crioulas em Ibarama

O Saberes, Sabores e Sementes Crioulas é promovido pela Emater, Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas, Universidade Federal de Santa Maria e Prefeitura de Ibarama.

  • Fotos: Emater e Bianca Linhares.

Bom público participou do primeiro dia do evento Saberes, Sabores e Sementes Crioulas, que encerra nesta sexta-feira (10) em Ibarama. Visitantes de vários municípios da região Centro Serra e de outras partes do Estado, além de participaram das palestras programadas, também prestigiaram a feira de produtos coloniais, onde a venda foi considerada muito boa apesar do frio e da chuva. Nesta sexta-feira a programação é voltada para estudantes e agricultores, com relato de experiências por jovens guardiões das sementes crioulas, enfatizando suas vivências como sucessores da multiplicação e destacando a importância dessas atividades.

Além disso, serão desenvolvidas cinco oficinas sobre uso e manejo das sementes crioulas na propriedade rural, abrangendo a Conservação, Germinação, Seleção e classificação de sementes, Adubação verde e plantas de cobertura, Finalidade e seu uso na culinária e no artesanato. Paralelo à programação, ocorre a Feira da Economia Popular Solidária e o Dia da Troca de Sementes Crioulas.

Nestes eventos os agricultores interagem com o público participante, além da troca e comercialização de sementes crioulas, mudas, produtos coloniais e artesanatos dos agricultores familiares, indígenas, agroindústrias e artesãos da região. O Saberes, Sabores e Sementes Crioulas é promovido pela Emater, Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas, Universidade Federal de Santa Maria e Prefeitura de Ibarama.