Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 11/12/2020 15:43
Por: Redação

Inicia a colheita do tabaco no Centro Serra

A Afubra já trabalha juntamente com os sindicatos no levantamento dos custos de produção, onde após serão levadas às propostas às empresas fumageiras.

  • Lavoura de tabaco em Sítio Alto - Arroio do Tigre - Foto: Fabricio Ceolin
  • Jonimar de Oliveira. Foto - divulgação

A colheita do fumo no Centro Serra. Conforme informações obtidas pela reportagem das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM junto a Afubra, o fumo mais plantado é o Virgínia, onde a variedade na região já foi 12% colhida, o Amarelinho 25%, e o Burley está iniciando a colheita, com cerca de 5% colhido até agora.  A colheita do fumo Comum ainda não iniciou.

Segundo Jonimar Oliveira – Coordenador do setor de mutualidade da Afubra no Centro Serra, o departamento de pesquisas aponta que área plantada com a variedade Virginia é de 11 mil 339 hectares; Burley: 2 mil 810, e Comum: 142 hectares. A reportagem das Rádios Sobradinho e Jacuí apurou que o fumo Amarelinho, tem área plantada em torno de 250 a 300 hectares.  Segundo Jonimar, a expectativa de safra é boa, pois as últimas chuvas deram ânimo a produção, melhorou a qualidade do fumo e beneficiou também as culturas da época.

Segundo o responsável pelo setor, o tabaco seco é de boa qualidade. Questionado sobre a expectativa da safra, o coordenador de mutualidade da Afubra no Centro Serra revela que a expectativa é de uma safra normal, porém tudo depende de como o clima vai se comportar, pois ainda temos lavouras em desenvolvimento. A Afubra já trabalha juntamente com os sindicatos no levantamento dos custos de produção, onde após serão levadas às propostas às empresas fumageiras.

A Afubra Centro Serra atende em sua área, 14 municípios produtores de fumo. Arroio do Tigre é o maior produtor de tabaco da região, com 3.985 hectares plantados e 2.468 famílias envolvidas na cultura. Na sequência aparece Segredo 1.088 famílias que plantam 2.249 hectares e Passa Sete aparece com 1.991 hectares plantados e 1.001 famílias de produtores.  Ibarama tem 1.439 hectares, Lagoa bonita 1.041, Sobradinho 1.038 hectares e 551 famílias envolvidas na produção, Lagoão, 915 hectares plantados, Estrela Velha 705, Tunas 597 hectares, Salto 170 hectares, Jacuizinho 92 hectares, Tupanciretã 61 hectares, Campos Borges 5 hectares e 1 família produtora e Espumoso tem 5 famílias de produtores e 4 hectares de plantio de tabaco.