Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Assistência Social 18/04/2019 14:08
Por: Redação

Inscrições para novos membros do Conselho Tutelar está abaixo do esperado

s inscrições são gratuitas e devem ser feitas pessoalmente pelo candidato ou por um procurador constituído, no horário das 8 horas às 11 horas e das 14 horas às 16 horas, na Secretaria Municipal de Assistência Social.

Estão abertas até o dia 8 de maio, as inscrições para o processo de escolha dos membros titulares e suplentes do Conselho Tutelar de Sobradinho, para o quadriênio 2020-2023. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pessoalmente pelo candidato ou por um procurador constituído, no horário das 8 horas às 11 horas e das 14 horas às 16 horas, na Secretaria Municipal de Assistência Social, junto a Prefeitura de Sobradinho.

Os candidatos à vaga de Conselheiro Tutelar devem comprovar no ato da candidatura: idoneidade moral através de certidão de folha corrida de antecedentes criminais, Estadual e Federal; possuir idade superior a 21 anos; ser eleitor; obter aprovação na prova de conhecimentos específicos (ECA e políticas públicas), de português/redação e de informática; residir no município; ter escolaridade mínima - Ensino Médio, mediante comprovação através de documento de conclusão reconhecido pelo MEC e não ter sido penalizado com a destituição da função de membro do Conselho Tutelar, nos últimos cinco anos.

Conforme a secretária de Assistência Social, Saionara Soder, o processo visa preencher cinco vagas existentes para o colegiado, assim como estabelecer relação de suplentes. Ela lembra que os candidatos serão submetidos a uma prova constituída de 50 questões objetivas, e também prova de redação, elaborada por uma banca examinadora, constituída pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA, composta por membros de diferentes áreas, com notório conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente, das políticas públicas, entre elas Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, Lei Orgânica da Saúde – SUS, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN, conhecimentos Básicos de informática e de português/redação. A prova terá caráter eliminatório, estando habilitados para concorrer ao pleito de Conselheiro Tutelar, somente os candidatos que atingirem nota mínima de 50 pontos.

Falando ao programa ENFOQUE da Rádio Sobradinho AM, a secretária da Assistência Social, Saionara Soder, e o presidente do COMDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Vilson Roberto Pohllmann, revelaram que a procura está abaixo do esperado com apenas seis inscritos, até agora. Conforme eles, é necessários que haja pelo menos dez candidatos, uma vez que serão eleitos cinco titulares e cinco suplentes. Os dois disseram que os candidatos poderão se preparar para a prova, buscando orientações na Secretaria da Assistência Social. A prova será dia 14 de junho, e a eleição dos selecionados será dia 6 de outubro.