Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Educação 06/12/2018 14:12
Por: redacao

Comitiva de Sobradinho visita Escola de Surdos de Santa Maria

Na ocasião, foram trocadas experiências entre os educadores, a fim de aperfeiçoar o atendimento da educação especial na rede municipal de Sobradinho.

A coordenadora da Educação Especial da rede municipal de ensino de Sobradinho, Zaíra Pohlmann Moreira, e as professoras da Educação Especial que atendem nas salas de recursos multifuncionais, acompanharam uma turma de magistério da Escola Copetti durante visita a Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Cóser, em Santa Maria.

O objetivo foi de conhecer a instituição, fundada em 2001, e que hoje é referência no Estado em educação para surdos em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, curso normal e formação de professores surdos (magistério), além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na ocasião, foram trocadas experiências entre os educadores, a fim de aperfeiçoar o atendimento da educação especial na rede municipal de Sobradinho. Conforme a coordenadora Zaíra, a Escola tem como filosofia uma proposta de educação bilíngue para surdos, a língua de sinais como primeira língua e a língua portuguesa, na modalidade escrita, como segunda.

Este ambiente linguístico tem como propósito promover o desenvolvimento do cidadão analítico, reflexivo, crítico, capaz de transitar emocional e intelectualmente pela sociedade. Segundo ela, um fato que chama a atenção é que o atual diretor da escola, Jeferson de Oliveira Miranda, educador físico, é surdo, assim como grande parte dos professores.