Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 01/09/2020 12:00
Por: Redação

Posto de Saúde de Passa Sete registra surto de Covid-19

A informação foi revelada na manhã desta terça-feira (01), pelo secretário da Saúde, Cleber Jahn, durante entrevista ao programa ENFOQUE da Rádio Sobradinho AM.

Um surto de Covid-19 atingiu todos os servidores do Posto de Saúde Central de Passa Sete. A informação foi revelada na manhã desta terça-feira (01), pelo secretário da Saúde, Cleber Jahn, durante entrevista ao programa ENFOQUE da Rádio Sobradinho AM. Segundo ele, os 10 funcionários entre médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem testaram positivo para a doença. Conforme o secretário, recentemente uma servidora teve sintomas e testou positivo. A partir daí, toda a equipe foi submetida a exame e os resultados sairam na noite desta segunda-feira (31).

Com isso, o Posto de Saúde de Passa Sete ficará fechado nos próximos dias, uma vez que toda a equipe terá de ficar em isolamento domiciliar. Cleber Jahn explicou que a população que precisar de atendimento deverá procurar o Posto de Saúde de Campo de Sobradinho. Os profissionais desta unidade, normalmente, fazem atendimento itinerante nos demais postos do interior. Agora, emergencialmente, atenderão diariamente apenas em Campo de Sobradinho para a população de todo o município. O secretário alertou, no entanto, que para situações corriqueiras a população não deve procurar atendimento no Posto. Já aqueles que tiverem sintomas de síndrome gripal devem procurar o atendimento. Cleber Jahn explicou ainda que não está descartada a possibilidade dos profissionais da saúde contaminados, terem transmitido a doença para outras pessoas que tiveram contato com eles nos últimos dias.

O protocolo, neste caso, prevê que poderão solicitar teste rápido, aquelas pessoas que apresentaram sintomas da Covid-19. Para casos graves, a recomendação é que a população vá direto ao Hospital Santa Rosa de Lima, de Arroio do Tigre, com o qual a administração municipal de Passa Sete possui convênio. O secretário Cleber Jahn não foi submetido ao teste porque não trabalha diretamente no Posto de Saúde, uma vez que despacha no Centro Administrativo da cidade.