Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 16/01/2021 13:27
Por: Redação

Santa Cruz tem caso confirmado de leptospirose

Os sintomas mais frequentes são parecidos com os de outras doenças, como a gripe e a dengue

Santa Cruz do Sul já tem um caso positivo de leptospirose no município. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde. Em todo o ano passado, foram 10 casos confirmados para a doença. Causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina de ratos e outros animais, a doença pode ser transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem. 

Os sintomas mais frequentes são parecidos com os de outras doenças, como a gripe e a dengue. Os principais são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo também ocorrer vômitos, diarreia e tosse. Nas formas mais graves geralmente aparece icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos) e há a necessidade de cuidados especiais em caráter de internação hospitalar.

O doente pode apresentar também hemorragias, meningite, insuficiência renal, hepática e respiratória, que podem levar à morte. A Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul também confirmou um caso suspeito de dengue em 2021. No ano passado, os números também foram baixos, com apenas quatro confirmações. Em 2019, o município registrou dezenas de casos, o que mobilizou - inclusive - uma força tarefa em combate à doença. Na ocasião, mais de 300 pessoas atuaram para realizar os procedimentos.