Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Polícia 28/09/2020 14:29
Por: Redação

Imprensa do Centro Serra enfrenta dificuldades em divulgar informações dos meios policiais

A rigidez no repasse de informações tem sido notada pela imprensa do Centro Serra, diferente de outras regiões do Estado.

A imprensa regional não está mais tendo acesso direto às ocorrências dos meios policiais. O trabalho vem sendo dificultado, sendo restringido às assessorias de imprensa ou responsáveis. O trabalho que antes era desenvolvido direto nos quartéis da Brigada Militar ou na Delegacia de Polícia pelos repórteres, onde se buscava diretamente a informação, tem frustrado o serviço de divulgação de fatos e ocorrências registradas no dia a dia. Neste final de semana por exemplo, ocorreu uma embriaguez ao volante em Ibarama. Um vídeo circulou nas redes sociais onde uma mulher aparece depredando o seu próprio veículo após ser abordada pelos policiais militares.

Na Brigada, a informação é de que somente a assessoria de imprensa poderia dar detalhes. No presídio de Sobradinho, uma mulher foi presa em flagrante tentando entrar com drogas dentro de filtros de cigarro neste final de semana.  Em contato com o presídio de Sobradinho, a informação é de que a ocorrência deveria ser buscada na delegacia. Nada foi divulgado pela assessoria de imprensa da SUSEPE. Na delegacia, a informação é de que a autorização para divulgar parte somente da delegada. Furtos, golpes aplicados, entre outras ocorrências que anteriormente era dado publicidade, estão agora restritas. 

Na Brigada Militar, a informação é de só pode ser divulgado o que a assessoria de imprensa encaminha através de um grupo de WhatsApp, que publica informações que acham importantes à instituição, ficando de fora divulgação de acontecimentos diários de interesse local como ocorrências de trânsito, Termos Circunstanciados, informações sobre furtos, entre outras que não estão sendo mais repassadas.  São poucos os releases oriundos do Centro Serra postados neste canal de comunicação.

Em contato com assessoria na busca de conteúdo, o setor informa que esse tipo de ocorrência pode ser buscada direto no quartel, porém ali o trabalho da mídia é barrado. Uma nota de instrução datada de 1º de novembro do ano passado, determinou procedimentos quanto a divulgação de dados e informações repassadas pela Brigada Militar à imprensa.

Em trecho, o documento diz que todo militar estadual poderá informar à imprensa dados a respeito de ocorrências e fatos operacionais dos quais tome conhecimento, limitando-se a repassar apenas as informações do fato. Posicionamentos institucionais deverão ser emitidos apenas pelo Comando. Ouvintes cobram a divulgação de informações das emissoras, enviando por vezes vídeos e fotos dos acontecimentos.

A rigidez no repasse de informações tem sido notada pela imprensa do Centro Serra, diferente de outras regiões do Estado, onde até mesmos releases diretos dos meios policiais com dados, são publicados em páginas de emissoras de rádio e portais de informações.