Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Polícia 14/05/2018 20:06
Por: Redação

Contas do prefeito Maninho Trevisan de 2015 foram aprovadas por unanimidade

Contas do prefeito tinham parecer prévio favorável do Tribunal de Contas do Estado.

Os vereadores de Sobradinho aprovaram na noite desta segunda-feira (14) o projeto do Executivo que disciplina a concessão do alvará de localização provisório para o funcionamento e instalação de atividades econômicas, assim como a renovação, a título provisório, dos alvarás já existentes.

Também foi aprovada a contratação emergencial, sem concurso público, de três domésticas para atuar nas Escolas Municipais Borges de Medeiros e Geralcino Dornelles e na EMEI Maria Vitória Pohlmann. Baixou para estudos projeto do vereador Valdecir Bilhan que denomina de Baldino Bilhan uma Rua no Bairro Maieron.

Igualmente ficou nas Comissões o veto do prefeito Maninho Trevisan ao projeto que previa a contratação de um Monitor de Informática, e que foi alterado através de emenda da Vereadora Maxcemira Trevisan, para Professor de Informática. O Executivo solicitou a retirada de pauta dos projetos que autorizava a reclassificação de padrões e valores de Cargos em Comissão, e que criava o padrão referencial 9 - A, no plano de carreira dos servidores municipais, reclassificando o padrão do cargo de provimento efetivo de coordenador de controle interno.

Na sessão desta segunda-feira os vereadores aprovaram, por unanimidade, as contas do prefeito Maninho Trevisan referente a 2015 com parecer prévio favorável do Tribunal de Contas do Estado.

EXPLICAÇÕES PESSOAIS

  • Na Tribuna, durante o período das Explicações Pessoais, o vereador Jeferson Matana, solicitou a recuperação da estrada de Campo da Aviação, tendo em vista a realização dos tradicionais torneios de bochas promovidos pela comunidade, entre eles, o Torneio Internacional Frango Caipira. Sobre a compra do ônibus da Saúde, o parlamentar, ressaltou a colaboração dos vereadores de Oposição, que votaram a favor do financiamento junto ao Banco do Brasil.
  • Luiz Freitas falou do Projeto Social “Arte e Cidadania”. Em resposta ao que foi dito na Câmara, de que o Projeto não teria CNPJ, o vereador apresentou um documento através do qual comprova o seu registro. Além disso, destacou que o Executivo perdeu uma grande oportunidade de apoiar um projeto que atende mais de 200 crianças em oficinas de teatro, canto e esporte.
  • Tuki Siman parabenizou o Executivo pela compra do ônibus da Saúde, e a APAE pela realização do Festival da Polenta. Quanto ao projeto Arte e Cidadania, o vereador disse ser um projeto importante e de grande cunho social, salientando que o CNPJ do projeto foi obtido recentemente. Tuki destacou que o Executivo não pode auxiliar antes por falta de amparo legal, mas acredita que a partir de agora, o que for possível fazer, será feito. Salientou, no entanto, que isso deve ocorrer sem política, e muito menos, politicagem.
  • Noeli Teichmann parabenizou o trabalho do Projeto Social “Arte e Cidadania”, bem como, o Executivo pela compra do ônibus da Saúde.
  • Adão Weber lamentou as críticas ao prefeito Maninho Trevisan, feitas na última sessão pelo presidente do Sindicato dos Servidores Municipais.
  • Valdecir Bilhan destacou a importância da compra do ônibus da Saúde. Voltou a lamentar o rigor do setor de fiscalização sanitária aos proprietários de pequenos negócios, e aos agricultores familiares. O vereador também falou do problema enfrentando por 18 famílias que moram nas proximidades do principal trevo de acesso a cidade, que terão de deixar suas casas até esta sexta-feira, dia 18. A determinação é da Justiça, numa ação movida pelo DAER. Valdecir sugeriu a inclusão destas famílias entre as beneficiárias com as casas do futuro loteamento no Bairro Vera Cruz.

- Presente na sessão, o prefeito Maninho Trevisan informou que este loteamento é destinado a 160 famílias previamente cadastradas. Porém, salientou que se o empreendimento não se concretizar, e se houver uma forma legal, vai procurar um meio de auxiliar estas famílias.

PRÓXIMA SESSÃO

A próxima sessão do Legislativo Municipal de Sobradinho será segunda-feira, dia 21, às 18 horas.