Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 19/10/2019 11:32
Por: Redação

Pastoreio e sucessão rural são destaques em dia de campo em Vale do Sol

Na propriedade foram organizados 65 piquetes, em sete hectares, para a alimentação do rebanho.

Foi na propriedade do agricultor Rosmar Kretzmann e de sua filha, Ana Karolina, em linha Alto Quilombo, que agricultores de 14 municípios puderam conhecer, o Sistema Voisin para a criação de bovinos de leite. Pai e filha são responsáveis pelo manejo do rebanho que hoje é formado por 26 animais, sendo 17 em lactação. Na propriedade foram organizados 65 piquetes, em sete hectares, para a alimentação do rebanho.

“É muito tranquilo tocar uma propriedade com pastoreio. É, basicamente, abrir o piquete para que os animais entrem, fazer a ordenha e de tempos em tempos fazer a semeadura”,.. relatou Kretzmann. Segundo ele, do total dos recursos obtidos com a produção leiteira, 40% são custos de produção e 60% lucro. A média de produção na propriedade é de 17,5 litros de leite por vaca ao dia.

Além da pastagem, cada animal recebe um complemento alimentar de 3,5kg de ração diariamente. O veterinário da Emater, André Franck, que acompanha a família Kretzmann, destaca que o sistema Voisin é "um dos sistemas mais eficientes, sustentável, rentável e moderno. O sistema é capaz de proporcionar renda líquida por hectare superior a 5 mil reais por ano, além de respeitar os cuidados com o solo, com o bem-estar animal, com e humano e com baixo requerimento de mão-de-obra, destaca.

A visita na propriedade da família Kretzmann aconteceu após um ciclo de palestras que destacaram a importância das pastagens para a alimentação de rebanhos bovinos. O evento, promovido pela Emater, com o apoio da Prefeitura e Sicredi, teve como tema A Arte e a Ciência do Pastoreio e contou com a participação de mais de 80 agricultores, estudantes e extensionistas rurais.