Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Cultura 23/11/2017 14:33
Por: Redação

ACISO vai lançar livro em Sobradinho

Trata-se de uma pesquisa sobre a chegada das famílias de origem italiana em Sobradinho e demais municípios da região.

  • Clara e Eda no estúdio 1 da Rádio Sobradinho. Foto: Henrique Lindner/Rádio Sobradinho

Mais um livro sobre a história da região Centro Serra será publicado este ano. Desta vez a iniciativa é da Associação Cultural, Italiana de Sobradinho – ACISO – que lança no mês que vem a obra Raízes Italianas do Centro Serra.

Trata-se de uma pesquisa sobre a chegada das famílias de origem italiana em Sobradinho e demais municípios da região. Conforme a autora da publicação, Clara Montagner , a pesquisa utilizou o ano de 1900 como ponto de partida.

O livro terá capítulos específicos sobre as Colônias de São Paulo, hoje Ibarama, e de Sobradinho. Também serão englobados fatos marcantes da cultura italiana como o surgimento do Coral Cantare è Vívere, da própria ACISO, e o gemelaggio entre Sobradinho e Cornedo Vicentino, na Itália.

Já a professora Eda Bridi, integrante da Associação Cultural, Italiana de Sobradinho, destacou que o livro mostrará que há um grande entrelaçamento das famílias de origem italiana que aqui se instalaram.

Além disso, segundo ela, o livro servirá de ponto de partida para outras pesquisas sobre a imigração italiana. O lançamento do livro será dia 9 de dezembro, durante a Feira do Livro de Sobradinho.