Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 11/06/2019 14:11
Por: Redação

Usinas hidrelétricas têm baixo impacto ambiental e preservam o meio ambiente

A declaração é do presidente da entidade, Jânio Vital Stefanello.

A geração de energia hidrelétrica pelas usinas da Coprel é limpa, renovável e de baixo impacto ambiental. Os projetos de geração de energia das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e as Centrais Geradoras de Energia Hidrelétrica (CGHs) da Coprel e empresas coligadas são realizados em conformidade com a legislação ambiental, preservando o meio ambiente. A declaração é do presidente da entidade, Jânio Vital Stefanello.

Segundo ele, a Coprel Geração e Desenvolvimento conta com três usinas próprias: CGH Pinheirinho - Ibirubá, PCH Cotovelo do Jacuí - Victor Graeff e CGH Fazenda do Posto - Lagoa Vermelha. Os demais empreendimentos que a Coprel possui participação e as usinas estão em geração, são: PCH Kotzian e PCH Dreher – Salto do Jacuí e a PCH Cazuza Ferreira – São Francisco de Paula. Os estudos para a instalação de usinas possuem três fases de licenciamento ambiental: Licença Provisória, Licença de Instalação e Licença de Operação.

Na Licença Prévia, o órgão ambiental estabelece medidas de compensação, que são executadas na Licença de Instalação e Licença de Operação, contribuindo para a preservação dos rios e das matas no entorno dos reservatórios das usinas. A aquisição e arrendamento de terras é uma delas, e a Coprel juntamente com as coligadas, possui 1827 hectares de áreas de preservação permanente entorno das usinas. No local é efetuado o reflorestamento, com o plantio e manutenção da sobrevivência das árvores nativas. Para o presidente da Coprel, Jânio Stefanello, os projetos contribuem para a preservação do meio ambiente, além de gerar um retorno social aos cooperantes.