Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 05/09/2020 08:29
Por: Redação

Mapa preliminar indica bandeira vermelha para Porto Alegre e mais 11 regiões

Maior parte do Estado aparece com risco alto de contaminação para coronavírus

O mapa preliminar divulgado pelo governo do Estado nesta sexta-feira (4) coloca 12 regiões em risco alto para contaminação da covid-19. 

Retornam para a bandeira vermelha no mapa preliminar as regiões de Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Erechim, Palmeira das Missões, Guaíba e Lajeado. Já Santo Ângelo e Cruz Alta permanecem com a classificação de risco alto.  

Ainda segundo a análise do governo, as regiões de Capão da Canoa, Erechim, Palmeira das Missões, Cruz Alta, Guaíba e Lajeado foram as que apresentaram piora mais significativa nos últimos sete dias. 

Apesar da estabilização em vários indicadores gerais, o mapa preliminar teve ampliação do número de regiões com classificação de alto risco por conta do aumento de registros de novas internações confirmadas por coronavírus. Esse indicador, em particular, alcançou bandeira preta em algumas regiões. É caso das áreas de Lajeado, Santa Cruz do Sul, Palmeira das Missões, Taquara e Capão da Canoa. 

No total, 261 municípios foram classificados na bandeira vermelha somando 6.739.455 habitantes, ou seja, 59,5% da população gaúcha. Destes, 120 podem adotar protocolos de bandeira laranja, pois não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local. 

Das regiões em bandeira vermelha, apenas Erechim está com o pedido de cogestão pendente. O pedido de reconsideração à classificação da bandeira, que pode ser feito via associação regional ou pelo próprio município ocorre até domingo. O anúncio do mapa definitivo da semana ocorre na tarde da segunda-feira (7).  

Regiões na bandeira laranja 

O mapa preliminar aponta ainda a mudança de classificação para a bandeira laranja das regiões de Ijuí e Santa Rosa. Além delas, já estavam na bandeira laranja as regiões de Pelotas, Bagé, Uruguaiana, Santa Maria, Passo Fundo, Caxias do Sul e Cachoeira do Sul. ue abrange também Sobradinho e outros municipios do Centro Serra.

Os municípios que estão nas regiões que permaneceram na bandeira laranja poderão, se quiserem, retomar na próxima terça-feira (8) as aulas do ensino infantil.