Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 24/05/2018 14:42
Por: Redação

CREMERS vai formar grupo de trabalho para informar sobre toxoplasmose

O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul pretende formar até esta sexta-feira (25) um grupo de trabalho com o objetivo de informar a população de Santa Maria e os profissionais de saúde sobre a situação da toxoplasmose.

A decisão foi anunciada pelo presidente do Cremers, Fernando Weber Matos, após reunião em Porto Alegre com os médicos infectologistas de Santa Maria Fábio Lopes Pedro, Vanessa Oliveira e Alexandre Vargas, que apresentaram um resumo do surto da doença no município da região Central.

A cidade registra até o momento 605 casos suspeitos. Desses, 352 foram confirmados, sendo 24 deles em gestantes. Do total confirmado, 98% dos pacientes residem em Santa Maria. Os demais são Caxias do Sul, São Sepé, São Martinho da Serra, Cacequi e Jari. Segundo Matos, o Conselho pretende conversar com representantes da Secretaria Estadual da Saúde para estabelecer um trabalho conjunto que possa proteger a população. Matos afirmou que pretende envolver nas discussões profissionais de Pediatria, Ginecologia e Oftalmologia.

O Superintendente da Vigilância em Saúde de Santa Maria, Alexandre Streb, afirmou que são divulgada informações diárias sobre o surto e, principalmente, orientações com detalhes sobre como a população deve agir.