Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Cultura 25/06/2019 14:19
Por: Redação

Família de Gildo de Freitas patrocinará CD para artista revelado pelo Programa Domingo no Parque

Rivail da Silva, 24 anos, morador de Lajeado Sobradinho – interior de Passa Sete, tem apresentado um trabalho com trovas, improvisos, cantorias e composições.

  • Rivail com Dona Carminha. Fotos: divulgações
  • RIVAIL E JORGE DE FREITAS
  • NECO FREITAS COM A GAITA DO GILDO
  • Dona Carminha e os 4 Filhos do Gildo
  • Rival durante o evento.
  • Anúncio do CD.

Mais um artista revelado pelo Programa Domingo no Parque apresentado por Omar Stecker – o Peão do Rio Grande – na Rádio Sobradinho AM, vem se destacando no cenário musical. Rivail da Silva, 24 anos, morador de Lajeado Sobradinho – interior de Passa Sete, tem apresentado um trabalho com trovas, improvisos, cantorias e composições. Cego desde o nascimento, é acometido de catarata congênita, e mesmo sem estudos possui um talento que chama atenção, buscando sempre em emissoras de rádio informações e conhecimento para o seu dia-dia, na área musical.

Fã incondicional de Gildo de Freitas, Rivail tem uma voz que se assemelha com a do finado cantor, e segue também o mesmo estilo musical. Rivail, que toca violão, é acompanhado na gaita, pelo irmão Soleni, sendo uma dupla que vem sendo também destacada em matérias de TV e canais no Youtube. Durante as apresentações no Programa Domingo no Parque em comunidades, além de cantar, faz versos de improviso arrancando aplausos do público presente, que sempre contribui financeiramente com o trabalho do artista, oriundo de família humilde.

No último dia 15, Rivail participou de um evento em comemoração ao centenário de Gildo de Freitas, em Pinhal Santo Antônio - Sinimbú, onde abriu os festejos improvisando e após participou de trova sendo um dos destaques dos festejos. Neste fim de semana que passou, a convite do promotor de eventos Zé Andrade de Sinimbú, foram até Viamão – cidade que Gildo de Freitas escolheu para morar durante boa parte de sua vida, onde foi realizada uma intensa programação, para celebrar os cem anos de nascimento do Rei dos Trovadores –, como Gildo ficou conhecido.

Rivail participou da programação, cantou e fez versos para a família Freitas que ficou emocionada com o desempenho do artista do Centro Serra. Além dos filhos, esteve ainda presente a viúva de Gildo, dona Carminha, que aos 94 anos, acompanhou as iniciativas feitas para celebrar a obra do artista. Durante o encontro, Jorge de Freitas, um dos filhos de Gildo, anunciou que a família patrocinará um CD completo a Rivail, como forma de agradecimento pela preservação da memória do patriarca. Na última quarta-feira (19), Gildo de Freitas, se vivo estivesse, comemoraria um século de vida.

 

Confira a matéria do repórter Fabricio Ceolin, veiculada no Programa Quadro Geral da Rádio Sobradinho:

  • Ouvir áudio disponível: