Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 06/12/2018 14:08
Por: redacao

Ponte do Fandango sobre o Rio Jacuí foi liberada

A estrutura de metal foi reforçada, foi construída uma faixa de pedestres, instaladas barras de segurança e feita a iluminação.

Depois de 10 meses em obras, a Ponte do Fandango, em Cachoeira do Sul, foi liberada na tarde desta quarta-feira (5). A ponte, que fica na BR-153 sobre o Rio Jacuí, é um dos principais acessos entre o município e a capital gaúcha. Ao todo, foram mais de 8 milhões de reais investidos. A estrutura de metal foi reforçada, foi construída uma faixa de pedestres, instaladas barras de segurança e feita a iluminação.

As obras começaram em fevereiro e, em julho, a passagem ficou totalmente bloqueada. Durante este período, os moradores precisaram usar balsas para fazer a travessia. O serviço era feito por duas embarcações, e para atravessar era preciso pagar uma taxa. A travessia chegou a ser suspensa mais de três vezes, por conta da cheia e da baixa do rio.

Nos momentos de suspensão, os moradores precisavam fazer rotas alternativas, que aumentavam em pelo menos 25 quilômetros o trajeto, se fossem usadas estradas de chão batido. No começo de outubro, a Ponte do Fandango teve uma das pistas liberadas, mas ontem, o trânsito foi liberado nos dois sentidos.  O vão central da Ponte do Fandango tem 110 metros de extensão e ganhou camada de concreto especial para a capacidade, que passou das 36 para 42 toneladas.