Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Educação 06/11/2020 15:21
Por: Redação

6ª CRE dá início às vistorias para liberar retorno nas escolas estaduais da região

Além dos materiais de higiene, segurança e limpeza é observada a organização dos espaços, distanciamento nas salas, dentre outros.

Os Centros de Operações de Emergência (COEs) locais e regionais começaram quinta-feira (05), as vistorias nas escolas da rede estadual de ensino. O objetivo é saber quantas já tem todos os equipamentos de segurança e materiais de limpeza necessários para a retomada das atividades presenciais.

As vistorias iniciaram logo após uma decisão judicial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul autorizar o retorno. Na terça-feira (03), a Justiça havia determinado, a pedido do Cpers, que as atividades presenciais só poderiam voltar a ocorrer após avaliações sanitárias realizadas por profissionais da área devido à pandemia de coronavírus.

De acordo com o coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, a prioridade na região será dada aos educandários de municípios que liberaram as atividades por meio de decreto. Segundo ele, "as escolas que já estão com 100% dos EPIs e materiais de limpeza, já podem se organizar para o retorno do Ensino Médio e Ensino Fundamental anos finais”.

O coordenador ressalta que as vistorias já iniciaram e vão prosseguir nos próximos dias pelo COE local e também COE regional. Além dos materiais de higiene, segurança e limpeza é observada a organização dos espaços, distanciamento nas salas, dentre outros. Luiz Ricardo Pinho de Moura, salienta ainda que nenhuma escola na região possui uma data definida para o retorno.

Cada direção ficará responsável por comunicar a data para a sua respectiva comunidade escolar. Apesar da autorização para o retorno das aulas presenciais, muitos municípios manterão apenas aulas remotas, tomando por base, os decretos emitidos pelos prefeitos.