Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 25/03/2019 15:03
Por: redacao

Colheita da soja se intensifica na região

A estimativa é de que 70% da safra em toda a área de abrangência seja colhida até 15 de abril.

Depois de vários dias de chuva, a colheita se intensificou nas lavouras de soja da região. Com um clima favorável para os trabalhos de campo, os agricultores intensificaram a colheita. O Departamento Técnico da Cotriel estima que a área colhida em toda a região de abrangência da Cooperativa esteja em 20%. A estimativa é de que 70% da safra em toda a área de abrangência seja colhida até 15 de abril. Segundo o assessor de grãos e fomento, Cristiano Corazza, o início foi marcado por replantes, presença de fungos e até morte de plantas, o que atrasou o início do ciclo da soja.

Houve investimento em adubação, agricultura de precisão e no tratamento de sementes e aplicações de fungicidas, inseticidas e foliares. No quesito pragas, segundo ele, as que mais atacaram foram as lagartas-falsas-medideiras. Nas doenças, durante o desenvolvimento elas foram poucas, mas na finalização a ferrugem se intensificou pelo clima úmido e temperaturas mais amenas dos primeiros dias de março e as precipitações dos últimos dias.

Corazza afirmou que a produção por hectare será um pouco menor em relação ao ano passado. Em 2018, a média variou entre 58 e 66 sacas por hectare na área de abrangência da Cotriel. Em 2019, a média das Unidades vai sofrer variações que ficarão entre 50 a 60 sacas por hectare, uma vez que o desenvolvimento das lavouras ficou prejudicado em algumas regiões, devido à falta de chuvas nos períodos de enchimento de grão.