Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Política 15/06/2020 23:58
Por: Fabricio Ceolin

Legislativo de Sobradinho presta homenagem pelos 20 anos dos Bombeiros Voluntários

Duas moções de autoria do vereador Elemar Lazzari foram entregues.

  • Fotos: Robson Dias - Agência Manchete
  • Fotos: Robson Dias - Agência Manchete

Os vereadores de Sobradinho estiveram reunidos na 14ª Sessão Ordinária, na noite desta segunda-feira (15). Foram aprovadas e entregues moção de reconhecimento ao vereador Adão Carlos Weber pela criação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Sobradinho e moção de congratulações aos Bombeiros Voluntários, pela passagem dos 20 anos do grupo nesta terça-feira (16), ambas de autoria do presidente do Legislativo Elemar Lazzari. A sessão foi suspensa, momento em que o Bombeiro Voluntário Fabricio Ceolin usou a tribuna, fazendo um apanhado do histórico da corporação, destacando o trabalho do idealizador do grupo Adão Carlos Weber. 

Na sequência, o presidente da dos Bombeiros Rudinei de Lima, falou sobre a importância do trabalho de Weber no passado, o que reflete nos resultados de hoje. Os Bombeiros também reservaram uma surpresa para Adão Weber. Durante seu discurso, Rudinei declarou em comum acordo com os integrantes do grupo, que Adão Carlos Weber foi reconhecido em vida como patrono do Corpo de Bombeiros Voluntários de Sobradinho. No momento do anuncio, uma sirene dos Bombeiros tocou no sistema de som da Câmara, e um quadro foi trazido até o plenário. A pintura feita pela artista plástica Rosecler Frantz, retrata o agora patrono Adão Weber, o caminhão de bombeiros doado pela Alemanha e a sede da entidade. Os presentes ficaram emocionados com a homenagem.

A sessão foi retomada e foi aprovado por todos os vereadores, o projeto de lei que institui contribuição de melhoria, para pavimentação da Rua Marçal Nunes Pacheco com blocos de concreto, no valor de R$ 41 mil reais.

Esteve presente na sessão, o secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Sobradinho, que falou sobre as concessões do Quiosque da Praça e do Abatedouro Municipal, as quais foram canceladas após ações do Ministério Público.  Idelfonso Barbosa trouxe um apanhado de documentos, os quais trazem algumas controvérsias de interpretação.  Ele defendeu as leis que foram aprovadas pelo Poder Legislativo que permitiram as concessões, e segundo interpretação dele, não foi respeitada à soberania dos poderes.

Tribuna livre:

 Tuki Siman (PDT) -  Solicitou ao Executivo, que estude a possibilidade de liberar os jogos de futebol e bochas. Justificou o pedido, destacando que o município está na bandeira amarela do distanciamento controlado.  O parlamentar falou sobre o sistema de videomonitoramento que está sendo implantado na Brigada Militar de Sobradinho, salientando ser importante intensificar o investimento nessa tecnologia, incluindo mais câmeras. Sobre o projeto de construção de um Centro de Telemedicina, Tuki Siman avaliou ser um anúncio oportunista. Citando o diretor do Consórcio Intermunicipal Vale do Jacuí Vanoir koehler, destacou projetos anunciados pelo consórcio, que até hoje não foram colocados em prática.

Adão Weber (MDB) – Relembrou sua luta para a implantação dos Bombeiros Voluntários de Sobradinho. Agradeceu o reconhecimento recebido ao ter sido nomeado patrono da entidade, e pediu que todos os integrantes sigam com o trabalho de salvar vidas e patrimônios no Centro Serra. Weber também mais uma vez disse que viu pessoas sem usar máscaras nas ruas, e cobrou respeito às medidas de proteção ao coronavírus.

Valdecir Bilhan – Cíli (PTB) - Disse que o sistema de videomonitoramento implantado na Brigada Militar de Sobradinho é uma grande conquista. Destacou que nos próximos dias iniciam obras em duas quadras, sendo uma no Bairro Maieron e outra na Linha Apolinário. Anunciou ainda que o Deputado Marcelo Moraes destinará verba para remodelação da Praça 3 de Dezembro em Sobradinho.

Solange Guerreiro (MDB) – Saudou as mulheres que fazem parte dos Bombeiros Voluntários. A parlamentar destacou a importância da corporação. Defendeu redução de salários para os vereadores, salientando o valor de um salário mínimo e meio. Segundo Solange, a redução poderia contemplar prefeito e secretários, defendendo que a diferença seja repassada aos Bombeiros Voluntários,  onde cada integrante poderia receber um salário mínimo.

Eder Libreloto (PP) – Parabenizou Adão Weber e o Corpo de Bombeiros pelos 20 anos de história. Disse ter ficado  emocionado com a homenagem feita pelo grupo , classificando Weber como ser merecedor o título de patrono. O vereador disse ainda que o ex-prefeito Miguel Vieira calçou várias ruas do município utilizando pedra basalto. Defendeu ainda mais respeito ao regimento interno da Câmara, dizendo que não quer atrapalhar o andamento dos projetos, porém eles devem seguir os trâmites legais.

Luiz Freitas (PP) – Disse que desenvolve também trabalho voluntário no Grupo de Escoteiros Aimoré. Disse ser gratificante, pois é uma iniciativa que aproxima as pessoas. Salientou que os Bombeiros Voluntários tem uma missão ainda maior, que é a de salvar vidas. Destacou o trabalho feito por Adão Weber, o qual teve a capacidade de pensar e fazer, sendo que isso enobrece o ser humano.

A próxima sessão do Legislativo de Sobradinho será segunda-feira (22) às 18 horas.