Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 10/03/2018 12:46
Por: Fabricio Ceolin

26º Encontro Intermunicipal de Mulheres do Centro Serra marca dia Internacional da Mulher

Em 2019 o município de Ibarama será a sede do 27º Encontro Intermunicipal de Mulheres da Centro Serra.

Caravanas de vários municípios participaram na últiuma quinta-feira (08) no Parque Municipal de Eventos, do 26º Encontro Intermunicipal de Mulheres da região Centro Serra. O evento, teve como objetivo fortalecer o papel da liderança feminina na família, na organização e desenvolvimento da sociedade, bem como integrar as organizações de mulheres agricultoras da região Centro Serra. A programação teve início com a palestra com o economista e jornalista Luiz Roberto Canello e da cantora Fernanda Spadari que, abordaram o tema do evento “Mulher empreendedora: sensibilidade, competência e superação”. Também houve apresentação com integrantes do Grupo Cultural de Jacuizinho, que trouxe para o palco danças das culturas açoriana, italiana, alemã, africana e gaúcha.

A tarde, foi realizada a abertura oficial do Encontro, na qual foi apresentada pela presidente da Associação das Trabalhadoras Rurais do município, Carina Costa, a Carta de Jacuizinho, na qual as agricultoras buscam junto às lideranças melhores condições para as mulheres rurais. Neste ano, constaram no documento questões como a manutenção dos atuais critérios para a concessão da aposentadoria para as mulheres agricultoras aos 55 anos e 60 anos para os homens, a ampliação do período de licença maternidade para a mulher agricultora de quatro para seis meses, programas e serviços especializados de suporte a atendimento às mulheres vítimas de violência, com a criação de Centros de Referência de atendimento a Mulheres, maior participação das mulheres na política, construção de escolas de Educação Infantil com berçários no meio rural, acesso a políticas publicas de forma continuada para o fomento à inclusão social e produtiva das famílias rurais em condição de pobreza, priorizando as famílias geridas por mulheres, e ampliação do Programa Estadual de Agroindústria Familiar, priorizando as famílias geridas por mulheres, entre outras. As agricultoras realizaram a entrega do documento às lideranças presentes, entre elas o presidente da Emater, Clair Kuhn, e a gerente do Escritório Regional da Emater de Soledade, Lucia Souza.

O presidente Clair Kuhn, em sua fala destacou a importância da mulher rural. Após teve desfile para escolha da à corte das Trabalhadoras Rurais. Cada delegação dos dez municípios presentes foi representada pela agricultora presidente das associações de trabalhadoras rurais. Foram eleitas, como rainha a agricultora Marli da Silva, de Estrela Velha, as princesas Itamara Scotta e Vera Lucia Ortiz de Camargo, dos municípios de Sobradinho e Jacuizinho.  A mulher simpatia eleita foi a agricultora Maristela Kisst, de Arroio do Tigre. Após a escolha das soberanas regionais o público pode acompanhar o show de Cazar Brassini e Banda Enigma.

O 26º Encontro Intermunicipal de Mulheres da Centro Serra foi promovido pela Associação das Trabalhadoras Rurais de Jacuizinho, Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Jacuizinho, Câmara de Vereadores e Associação Comercial de Jacuizinho e contou com o apoio da Sicredi e Cotriel. Participaram do encontro agricultoras dos municípios de Arroio do Tigre, Estrela Velha, Ibarama, Jacuizinho, Lagoa Bonita do Sul, Lagoão, Passa Sete, Segredo, Sobradinho e Tunas. Em 2019 o município de Ibarama será a sede do 27º Encontro Intermunicipal de Mulheres da Centro Serra.