Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 10/06/2020 13:47
Por: Redação

Desconto no milho troca-troca não passará de 32%

Segundo o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sobradinho, Delmar Waide apesar de ser um desconto menor do que o esperado, ainda assim vai ajudar o agricultor.

Os agricultores do estado comemoraram terça-feira (09), a notícia de que o desconto no pagamento do milho troca-troca chegaria a 60%, divulgada pela FETAG. Entretanto, a alegria durou pouco:  os agricultores que adquiriram sementes do Troca-Troca Safra, terão apenas 32% de desconto no valor total do boleto, e assim, deverão pagar 64 reais a saca, até o dia 17 de junho.

São aproximadamente 50 mil agricultores familiares beneficiados no Troca-Troca Safra. Nas negociações entre a FETAG e a SEAPDR, era pelo entendimento da Federação que os agricultores receberiam desconto de 60% no valor devido por saca, e neste percentual não estaria embutido os 28% já disponibilizados no fluxo normal do programa.

O presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva vê como insuficiente esta medida. “No momento em que os agricultores familiares mais precisam da ajuda do Governo do Estado, ele anuncia medidas que auxiliarão, mas não serão suficientes para amenizar o sofrimento das famílias do campo”.

Segundo o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sobradinho, Delmar Waide apesar de ser um desconto menor do que o esperado, ainda assim vai ajudar o agricultor. Ele confirmou também que quem já fez o pagamento pelo valor anterior, terá a diferença devolvida a partir da semana que vem.