Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Educação 14/11/2018 14:11
Por: redacao

Sobradinho promoveu a 2ª Audiência Pública de Monitoramento do Plano Municipal de Educação

Evento ocorreu na Câmara de Vereadores de Sobradinho.

  • Membros do Conselho Municipal de Educação. Foto: divulgação.
  • UNCME. Foto: divulgação.

A Secretaria e o Conselho Municipal de Educação de Sobradinho promoveram nesta terça-feira (13), na Câmara de Vereadores, a 2ª Audiência Pública de Monitoramento do Plano Municipal de Educação. A abertura do evento contou com a presença do prefeito Maninho Trevisan; coordenador regional de Educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura; secretário municipal de Educação, Ivan Trevisan; procuradora do município, Greta D’Olanda Gonçalves; presidente do Conselho Municipal de Educação, Catiele Bonelli, além de representantes dos municípios de Arroio do Tigre, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Lagoão, Segredo, Salto do Jacuí e Passa Sete.

Na ocasião, houve apresentação artística da Pré-escola da EMEF Espírito Santo. Em seguida, a tesoureira da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul, Elaine Silveira Teixeira, falou sobre o Sistema de Ensino, que tem como objetivo fortalecer a autonomia do município e o cumprimento das metas do Plano de Educação, documento com vigência de 10 anos, que apresenta como diretrizes: Erradicação do analfabetismo; Universalização do atendimento escolar; Superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação; Melhoria da qualidade da educação; Formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade; Promoção do princípio da gestão democrática de educação pública; Promoção humanística, científica, cultural e tecnológica; Valorização dos profissionais da educação e Promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.

Na parte da tarde, a Audiência seguiu com a apresentação do Monitoramento do Plano Municipal de Educação de Sobradinho, por eixos temáticos. Na oportunidade, foram explanados sobre os avanços alcançados, dentre eles a Meta de número Um - do Plano Municipal de Educação, que estabelece a ampliação até 2020, da oferta da Educação Infantil de forma a atender 60% da população de até três anos. Atualmente, o município atende 419 crianças nesta faixa etária, atingindo um percentual de 69,3%, superando o objetivo. Em relação a Meta de número Quatro, que determina universalizar para a população com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado – o município já cumpre, pois oferece para 211 crianças com CID, o atendimento especializado com profissional de apoio, planejamento individualizado e atividades diferenciadas, incluindo atendimento domiciliar, salas de recursos multifuncionais, com espaços ampliados e materiais de apoio.

Quanto às demais metas, estão sendo estudadas formas para colocá-las em prática, nos prazos estipulados. Durante a audiência, também foi definido que será confeccionada uma cartilha sobre o Conselho Municipal de Educação e posteriormente será feita a distribuição para os pais e comunidade em geral. No material vai conter orientações e informações referentes ao órgão, que funciona junto à Secretaria de Educação, onde presta atendimento no turno da manhã.