Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 28/04/2021 12:12
Por: Redação

Consultor Técnico avalia que safra de soja na região é boa

Telöken destaca que a soja nunca esteve tão valorizada como está agora, fora e dentro do pais

A colheita da soja na região Centro Serra está sendo concluída. O Consultor Técnico, José Francisco Telöken, avalia que “apesar de todos os problemas climáticos ocorridos durante todo o ciclo da cultura, principalmente pelo efeito La Ninã, pode-se dizer que a safra está sendo boa em toda a região, com uma produtividade média em torno de 3.360 quilos por hectare”. Conforme ele, apesar da colheita estar sendo finalizada em todo o Brasil, ampliando a oferta da oleaginosa, é muito grande a expectativa em meio aos produtores de soja, com relação aos preços pego pela saca.

Telöken destaca que a soja nunca esteve tão valorizada como está agora, fora e dentro do pais. O Consultor Técnico destaca que um dos principais fatores da soja continuar subindo, são os problemas climáticos que os produtores dos Estados Unidos estão enfrentado. Naquele país, mesmo com o plantio iniciado há mais de 25 dias, ainda estão ocorrendo nevascas nas regiões produtoras. Por isso, agora quem está aquecendo os preços da oleaginosa, é a alta do bushel, passando dos 15 dólares na bolsa de Chicago, enquanto o dólar está em baixa.

José Francisco Telöken alerta que os produtores devem ficar atentos, porque a decisão de vender ou não, é deles, mas, segundo os maiores especialista do Agronegócio é ideal é procurar fazer uma boa média de venda com o produto em alta.