Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 18/10/2017 14:14
Por: Redação

Sobradinho sediou o Seminário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

O evento tratou das ações que o município vem desenvolvendo, bem como propôs medidas relativas à educação alimentar e nutricional e prestou orientações sobre qualidade nutricional, hábitos alimentares e estilo de vida saudável.

  • Seminário foi no plenário da Câmara. Fotos: divulgação

A prefeitura de Sobradinho, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, do Ministério do Desenvolvimento Social, Universidade Federal e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul promoveu nesta terça-feira (17), na Câmara de Vereadores, o Seminário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

O evento tratou das ações que o município vem desenvolvendo no setor, bem como propôs medidas relativas à educação alimentar e nutricional e prestou orientações sobre qualidade nutricional, hábitos alimentares e estilo de vida saudável.

O Seminário é uma das primeiras atividades do Projeto Formação em Segurança Alimentar e Nutricional, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário através da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e executado na Região Central pela Universidade Federal e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade de Cachoeira do Sul.

A coordenação do projeto é da Professora Doutora Gabriela Coelho de Souza, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS. Durante o seminário a Professora Leticia Casarotto Troian, Bióloga e Mestre em Ecologia pela UFRGS, apresentou a temática: “Segurança Alimentar e Nutricional: Histórico, Princípios e Sistema”. Na sequência, o Professor Doutor Írio Luiz Conti, falou sobre Alimentação Adequada e Saudável.

Após foi promovida a oficina Diagnóstico de Segurança Alimentar e Nutricional do Município e eleitos os representantes municipais para formação em segurança alimentar e nutricional. Representando as entidades governamentais foi indicada a nutricionista Daniele de Sá e representando a Sociedade Civil foram indicados, o professor Edgar Schweighofer e a extensionista da Emater, Elisabete de Vargas.

O Seminário contou com presença do prefeito Maninho Trevisan, vice-prefeito Armando Mayerhofer, secretários municipais, Saionara Soder− de Assistência Social e Idelfonso Barbosa− de Indústria, Comércio e Serviços, além de merendeiras, professores, produtores de alimentos e profissionais da saúde e assistência social.