Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 13/12/2018 13:48
Por: redacao

Região começa a receber profissionais para substituir médicos cubanos

De acordo com o secretário da Saúde, Nilo Wietzke, a médica que passará a atender em Sobradinho virá de Palmas – capital de Tocantins.

O município de Sobradinho deverá receber nos próximos dias a primeira médica que vai substituir as profissionais cubanas que já não estão atendendo mais na cidade, após o rompimento do convênio entre Cuba e o Governo Brasileiro, no programa Mais Médicos.  

De acordo com o secretário da Saúde, Nilo Wietzke, a médica que passará a atender em Sobradinho virá de Palmas – capital de Tocantins. Já o médico baiano que havia se inscrito para Sobradinho desistiu da vaga. Com isso a Secretaria já comunicou o Ministério da Saúde para que outro interessado possa se inscrever.

Falando ao programa ENFOQUE da Rádio Sobradinho AM, Nilo Wietzke explicou que um segundo edital já foi aberto pelo Governo Federal e nesta fase poderão se inscrever os médicos cubanos que decidiram ficar no Brasil ou brasileiros que obtiveram o diploma em outro país.

No município de Segredo já está atendendo uma nova médica mineira no lugar da cubana que era responsável pelo atendimento do ESF de Bela Vista. Conforme a secretária da Saúde, Ana Feron, a equipe desta unidade, atualmente está atendendo no ESF de Tamanduá, uma vez que a unidade de Bela Vista passa por reformas. A secretária elogiou o programa Mais Médicos, porém discorda das normas que obrigavam o repasse da maior parte dos salários para o Governo de Cuba.