Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Cultura 29/11/2018 14:05
Por: redacao

Cantor Celso Souza recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha

A proposição e a entrega foi feita pelo presidente da Casa, deputado Marlon Santos (PDT), em cerimônia na sala da Presidência.

  • Celso Souza recebendo a medalha. Foto: Guerreiro
  • Celso Souza falou ao programa ENFOQUE. Foto: Jorge Foletto
  • Celso Souza com a medalha. Foto: Ivanio Melchior

O cantor tradicionalista Celso José de Souza recebeu, na tarde desta quarta-feira (28), a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta honraria concedida pelo Parlamento gaúcho. A proposição e a entrega foi feita pelo presidente da Casa, deputado Marlon Santos (PDT), em cerimônia na sala da Presidência. Natural de Viadutos, Celso José Souza é cantor e compositor há mais de 20 anos, com destacada atuação com a Confraria Cavaleiros da Serra, da qual é um dos fundadores, e na organização de eventos como a Cavalgada da Integração e a busca pela Chama Crioula.

Tem sete CDs lançados e seu oitavo trabalho deve chegar ao mercado nos próximos meses. Farmacêutico bioquímico, exerce sua atividade em Segredo, onde reside há três décadas. Marlon Santos destacou que mais importante que a entrega da medalha é o reconhecimento que a Assembleia Legislativa faz a quem contribui com o Estado do Rio Grande do Sul.

Falando ao programa ENFOQUE da Rádio Sobradinho AM, Celso Souza disse hoje que a homenagem é um reconhecimento importante, e aumenta sua responsabilidade de continuar compondo e produzindo músicas. Adiantou que já está trabalhando num novo disco, e define sua música como “campeira/urbana”, que trata de temas universais em que todas as pessoas possam se enxergar. Celso Souza lembrou que a música “Manotaços” é seu maior sucesso, conhecida em várias regiões do Estado, e até mesmo, fora dele. Na entrevista, lembrou que a canção foi escrita quando ele tinha 19 anos, porém, foi gravada em 1995, no seu primeiro disco.

Além de familiares e amigos do homenageado, compareceram à solenidade o deputado Adolfo Brito (PP), os prefeitos de Sobradinho, Luiz Afonso Trevisan; de Lagoa Bonita do Sul, ‎Gilnei Arlindo Luchese; de Segredo, Valdir José Rodrigues; de Carlos Gomes, Egídio Moreto; e de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello. Secretários, vereadores e servidores dos municípios também estiveram presentes, entre outras autoridades.