Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Cultura 18/07/2019 14:44
Por: Redação

Turnê 4ª Colônia Inverno 2019 encerra aulas do primeiro semestre do projeto Orquestra Jovem Recanto Maestro

A Turnê Quarta Colônia Inverno 2019 marcará o encerramento das aulas do primeiro semestre do projeto Orquestra Jovem Recanto Maestro, promovido pela Fundação Antonio Meneghetti e executado pela Associação OntoArte. As apresentações serão realizadas nesta quinta-feira (18) na Igreja São Bonifácio, de Agudo; nesta sexta-feira, dia 19, na Igreja Sagrado Coração de Jesus, de Restinga Sêca; e, no sábado, dia 20 de julho, no auditório da Antonio Meneghetti Faculdade, no campus Recanto Maestro.

Todas as apresentações iniciam às 19h30min, com entrada gratuita. Sugere-se a doação de 1 kg de alimento não perecível para serem doados para as escolas públicas parceiras do projeto. A Orquestra Jovem Recanto Maestro atende hoje, gratuitamente, 502 jovens das cidades de São João do Polêsine, Agudo, Restinga Sêca, Silveira Martins, Faxinal do Soturno, Candelária e Santa Maria. Os participantes têm, semanalmente, uma aula em suas cidades de origem e, aos sábados, um ensaio geral no Recanto Maestro. Nestas aulas, aprendem instrumentos clássicos dos naipes cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo); sopros (trombone, trompete, clarinete, tuba e oboé) e percussão (entre os quais, tímpano, bumbo e xilofone).

Apresentam-se na Turnê Quarta Colônia Inverno 2019, os jovens que estão há mais tempo no projeto, integrantes do grupo Orquestra Jovem, do grupo Orquestra Infantil e do grupo de Sopros. As três apresentações da turnê terão regência do diretor pedagógico da Orquestra Jovem Recanto Maestro, maestro Antonio Borges-Cunha; do diretor de orquestras infantis da Orquestra Jovem Recanto Maestro, maestro Julian Ramos; e do coordenador geral da Orquestra Jovem Recanto Maestro, maestro Michael Penna.

No repertório, obras do diretor musical da Orquestra Jovem Recanto Maestro, compositor Vagner Cunha; obras da tradição gaúcha e obras extraídas das trilhas sonoras de grandes produções do cinema. Todas as obras apresentadas na turnê foram orquestradas especialmente para serem interpretadas por crianças e jovens em aprendizado de música clássica.