Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Polícia 30/07/2020 15:27
Por: Fabricio Ceolin

Governo do Estado institui Patrono do 23º BPM

Desde quarta-feira (29), o batalhão passou a ser denominado “23º BPM - Batalhão Major Sebastião”, eternizando a memória do policial que sacrificou sua vida em prol da sociedade,

  • Major Sebastião.
  • Sepultamento do Major Sebastião

Foi instituído oficialmente ontem, através do decreto, publicado no Diário Oficial do Estado, o Patrono do 23º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Santa Cruz do Sul. Trata-se do Major André Sebastião Santos dos Santos. A escolha se deu em homenagem ao oficial, que morreu em ação no dia 10 de abril de 2006, durante confronto armado com o bando do candelariense José Carlos dos Santos, o Seco, por ocasião do roubo à Empresa de Transporte de Valores PROFORTE. Após ser informado de que havia um assalto a uma empresa de valores, Sebastião foi o primeiro a chegar ao local, na Rua Júlio de Castilhos.

Ao entrar em tiroteio com os criminosos, ele foi alvejado e morto por um disparo de fuzil na cabeça. Na época, estava na BM de Santa Cruz do Sul há cerca de um ano. Ele não estava escalado para o serviço, mas permaneceu no policiamento. Natural de Passo Fundo, André Sebastião Santos dos Santos tinha 34 anos e residia em Santa Maria com a esposa e filho.

Decorrido o prazo legal de dez anos da morte do Major Sebastião, no ano de 2018, iniciou-se a tramitação da proposta de designação do referido policial como patrono do 23º BPM, pois a partir daquele momento o seu nome passou a preencher os requisitos estabelecidos pela legislação vigente para a designação como patrono de unidades da Brigada Militar. Desde quarta-feira (29), o batalhão passou a ser denominado “23º BPM - Batalhão Major Sebastião”, eternizando a memória do policial que sacrificou sua vida em prol da sociedade, registrando o seu nome na história da Brigada Militar.