Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 31/08/2020 13:06
Por: Redação

Enquanto Sobradinho espera, outros municípios do Estado investem em águas termais

Em julho de 2018 O prefeito de Sobradinho, Maninho Trevisan liderou uma comitiva do município, que lotou um ônibus e esteve no Palácio Piratini, em audiência com o Governador.

  • EM 15 de Novembro fonte foi encontrada há 990 metros de profundidade e com 38,4ºC
Décio Rauch Jr. / Thermas do Passo Real / Divulgação
  • Projeto Termas Romanas no Recanto Maestro
  • Em 15 de Novembro primeira parte do projeto foi realizada: encontrar a fonte de água termal
Décio Rauch Jr. / Thermas do Passo Real / Divulgação
  • Comitiva de Sobradinho com o Governador Sartori. Foto: Arquivo
  • Foto: FABRICIO CEOLIN - ARQUIVO

Um parque com águas termais será instalado no município. Já foi perfurado um poço que encontrou a fonte termal e agora está sendo definido como será o parque. A fonte foi encontrada em uma profundidade de 990 metros com águas a 38,4ºC. A projeção é um parque de lazer com piscinas e hotelaria. Está sendo estudado ainda a construção de um condomínio vertical com apartamentos residenciais para venda. Conforme Jacques Güntzel, um dos investidores do grupo Thermas do Passo Real, que está tocando o projeto, a área total que o grupo tem para investir no empreendimento é de quatro hectares.

Güntzel estima que o parque termal esteja pronto em até cinco anos. O Thermas do Passo Real conta com 18 investidores e surgiu durante negociação com o prefeito da cidade, Gustavo Stolte (MDB). Para a perfuração, foram investidos R$ 4 milhões. Para a próxima fase do projeto, o investimento deve ser de R$ 15 milhões. A cidade de Quinze de Novembro fica na orla do lago artificial da usina hidrelétrica do Passo Real.

O prefeito da cidade, Gustavo Stolte, afirma que, por conta disso, a cidade conta com vários condomínios na região e cerca de 500 casas. Ele destaca que, com a pandemia, mais pessoas que têm casa na cidade foram para lá, aumentando a economia da cidade. Já na Quarta Colônia, o município de Restinga Seca está investindo alto no turismo. A localidade do Recanto Maestro fica quase na divisa com São João do Polêsine tem um novíssimo hotel, o Beira Rio, e se prepara para inaugurar o parque de águas termais com 7 piscinas. O parque terá águas bem quentes, a 40 graus, e com propriedades medicinais. Abaixo a entrada do parque de águas termais, que terá um Resort com mais de 350 apartamentos. Os prédios estão em fase final. Quando for inaugurado, o parque irá incrementar o turismo na região.

Em julho de 2018 O prefeito de Sobradinho, Maninho Trevisan liderou uma comitiva do município, que lotou um ônibus com secretários municipais, vereadores e lideranças locais, e esteve no Palácio Piratini, em audiência com o Governador do Estado José Ivo Sartori. Na oportunidade, a comitiva pediu auxílio do Estado para abertura de um poço de água termal no município. O mesmo pedido foi feito pelos prefeitos de Ipiranga do Sul, Entre Rios do Sul e um vereador de Quinze de Novembro, que participaram da audiência.

Os representantes das cidades inclusive se disponibilizaram a fazer o conserto em conjunto, de uma máquina de abertura de poços pertencente ao Estado que estava estragada. As solicitações seriam analisadas junto às secretarias do governo, e não houve mais nenhuma divulgação sobre o assunto. Em Sobradinho dois poços de águas termais chegaram a ser perfurados na administração do ex-prefeito Lademiro Dors, um em Campo da Aviação e outro em Granja de Silêncio, porém, até hoje o projeto não saiu do papel.