Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Cultura 29/10/2018 14:08
Por: redacao

Treze jovens iniciaram o 9º Curso de Introdução à Arte do Mosaico

Jovens são provenientes da Argentina, Brasil e Austrália.

Treze jovens provenientes da Argentina, Brasil e Austrália iniciaram nesta segunda-feira (29), o 9º Curso de Introdução à Arte do Mosaico organizado pelo Ente Friuli Nel Mondo e a Escola de Mosaico de Spilimbergo. Participam pelo Fogolar Friulano de Sobradinho, Barbara Trevisan Capeletti e Francieli Trevisan de Nardi. Elas ficarão até o dia 10 de novembro conhecendo a arte, a história e a cultura da região do Friuli e visitarão as cidades históricas de Grado, Aquileia, Trieste, Pordenone e Redipuglia.

O objetivo é oferecer aos participantes o conhecimento fundamental sobre o mosaico em todas as suas formas e tipos. Além disso, estão previstas visitas a algumas oficinas de artesãos da área. Ao final cada participante receberá um certificado de participação e poderão trazer para casa os trabalhos em mosaico que fizerem durante o Curso. Todas as despesas com alimentação, passagens áreas e hospedagens são custeadas pela região do Friuli Venezia Giulia.

Por outro lado, no Campus de Erechim da Universidade Federal da Fronteira Sul, a sócia do Fogolar Friulano de Sobradinho Renata Goettems realizou uma oficina de Mosaico Contemporâneo para duas turmas, totalizando 30 alunos, de 15 a 19 de outubro. Aplicando técnica direta, trabalharam com cerâmica, criando peças regulares e irregulares, conforme o projeto de Mosaico que foi escolhido e se transformou em um tampo de mesa que será colocado no saguão do bloco de salas de aula do Campus.

Renata participou do intercâmbio promovido pelo Ente Friuli Nel Mondo em 2011 na Escola de Mosaico do Friuli em Spilimbergo na Itália. Ela repassou as técnicas mosaicistas aprendidas na melhor escola de Mosaico do mundo para os alunos da Universidade.