Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Cultura 29/07/2019 14:20
Por: Redação

ACISO traz escritora italiana para palestra em Sobradinho

A palestrante italiana já fez 45 viagens para vários países, seguindo os caminhos percorridos pelos emigrantes do norte da Itália no século 19 e início do século 20.

A Associação Cultural Italiana de Sobradinho – ACISO – vai promover nesta sexta-feira (02) uma palestra na Câmara de  Vereadores com a escritora Giorgia Miazzo – professora com doutorado, jornalista e pesquisadora do “Tallian” –  dialeto falado por descentes italianos no Rio Grande do Sul. Ela também é pesquisadora da emigração dos vênetos ao Brasil. Giorgia virá acompanhada do arquiteto Gianluca Parise.

Os dois vão falar para alunos do 4º ao 6º anos do Ensino Fundamental das Escolas de Sobradinho, às 9 e meia da manhã, na Câmara de Vereadores. À tarde, farão uma visita a Rota dos Casarões, de Campestre, e às 19 horas, nova palestra na Câmara, aberta a toda a comunidade. Falando ao programa ENFOQUE da Rádio Sobradinho AM, a presidente da ACISO, Clara Luiza Montagner, disse que a palestrante italiana já fez 45 viagens para vários países, seguindo os caminhos percorridos pelos emigrantes do norte da Itália no século 19 e início do século 20.

Os dois palestrantes falam português. A escritora e o arquiteto ainda visitarão outras regiões de colonização italiana, como Vale Vêneto, Faxinal do Soturno, Santa Maria e Jaguarí. Eles também estarão em Estrela Velha para palestras e encontros com a comunidade no dia 5 de agosto. No dia 31 de agosto, a ACISO promove a 22ª Notte Italiana, no Salão Paroquial Católico, com a presença do Tenor Dirceu Pastore, da Soprano Caroline Gobbatto e do Pianista Paulo Cesar Johann. Os três são da Serra Gaúcha, região de Caxias. O evento faz parte do Festival da Gastronomia 2019 de Sobradinho.