Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 30/06/2020 14:05
Por: Redação

Seis regiões ficam com bandeira vermelha na 8ª semana do Distanciamento Controlado

Sobradinho e os demais municípios do Centro Serra, que fazem parte da microrregião de Cachoeira do Sul, estão na bandeira laranja.

Após análise dos 67 recursos apresentados por municípios e associações que foram preliminarmente classificadas com bandeira vermelha, o Gabinete de Crise decidiu manter em laranja as regiões de Caxias do Sul, Erechim e Palmeiras das Missões na oitava rodada do Distanciamento Controlado. Com isso, o mapa definitivo, divulgado ontem (29) pelo governador Eduardo Leite, ficou com seis regiões classificadas em vermelho (risco epidemiológico alto) – Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Capão da Canoa, Passo Fundo e Santo Ângelo –, duas com amarelo (risco baixo) – Taquara e Bagé – e as 12 restantes com laranja (risco médio).

Sobradinho e os demais municípios do Centro Serra, que fazem parte da microrregião de Cachoeira do Sul, estão na bandeira laranja. O mapa e os protocolos de referência para cada bandeira e setor podem ser consultados no site distanciamentocontrolado.rs.gov.br. As novas bandeiras valem a partir de hoje (30) e se estendem até às 23h59 da próxima segunda-feira (06). O governador Eduardo Leite lembrou ainda que as regiões de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo e Capão da Canoa não poderão ter redução na bandeira na próxima semana por terem sido classificadas pela segunda vez em vermelho no período de 21 dias – todas elas estiveram com risco alto na sétima rodada do Distanciamento Controlado.

Dos 167 municípios que compõem as seis regiões com bandeira vermelha, 91 cidades não tiveram registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de morador nos últimos 14 dias. Estão nesta situação os municípios de Tunas e Lagoão que fazem parte da microrregião norte. Com isso, os prefeitos podem adotar protocolos previstos na bandeira laranja. Basta que mantenham atualizados os registros nos sistemas oficiais e adotem, através de decreto, regulamento próprio, com protocolos para as atividades previstas na bandeira laranja.