Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 30/04/2020 14:47
Por: Redação

Município de Santa Cruz deverá contar com maior suporte no enfrentamento à Covid-19

O governo do Estado autorizou a criação de mais dez leitos a partir de uma solicitação da Secretaria Municipal de Saúde.

O município de Santa Cruz do Sul deverá contar com maior suporte no enfrentamento à Covid-19 com a implantação de novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O governo do Estado autorizou a criação de mais dez leitos a partir de uma solicitação da Secretaria Municipal de Saúde. O projeto da prefeitura para ampliar em até mais 20 leitos tem como objetivo fortalecer a rede hospitalar local e foi entregue há cerca de um mês à Secretaria Estadual de Saúde e ao Ministério da Saúde. A proposta prevê a montagem das estruturas nos hospitais Ana Nery e Santa Cruz. O investimento supera R$ 3,4 milhões, sem contar custos de operação e manutenção.

Com a autorização para criar dez dos leitos solicitados, a Secretaria Municipal de Saúde agora trabalha na arrecadação de recursos e na elaboração do plano para instalação das novas UTIs. Mas ainda não há previsão para a conclusão, pois a implantação depende de procedimentos burocráticos.

O prefeito Telmo Kirst, disse que a intenção é agilizar o processo, dentro do possível, para que a comunidade possa contar com esses recursos na rede hospitalar. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, a pasta também está mobilizada na arrecadação de recursos financeiros. Segundo ele, "até agora a pasta já recebeu mais de R$ 800 mil de doações de empresas e de pessoas físicas”. Atualmente, o município conta com 35 leitos de CTI e UTI.