Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Cultura 28/11/2018 14:47
Por: redacao

Sobradinho terá duas sessões do Cine Solar

O Projeto é inteiramente gratuito e utiliza energia limpa e renovável para a exibição de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade.

  • Assim como os filmes, a van se torna uma grande atração - crédito para Israel Barreto
  • Evento do cinesolar, agora cinesolarzinho- crédito para Israel Barreto

O Cine Solar, inovadora iniciativa brasileira de cinema itinerante, que exibe filmes a partir da energia solar, está percorrendo no mês de novembro e dezembro, 32 cidades do Rio Grande do Sul, entre elas Sobradinho. A programação inclui Oficina de Vídeos, nesta quinta-feira, (29), das 10h às 11h, na Escola Estadual Lindolfo Silva. Já no sábado, dia 1º, destaque para sessão de cinema, a partir das 20 horas, no largo da Casa da Cultura, com exibição do Especial de Natal da Turma da Mônica: As Doze Badaladas dos Sinos de Natal e Véspera de Natal. Em caso de chuva o evento será na Praça Cornedo Vicentino.

Conforme a diretora de Cultura e Turismo, Ingrid Hermes, a atividade faz parte da programação do Natal das Estrelas 2018, estando aberta para toda a população de Sobradinho e região, uma vez que possui classificação livre para todos os públicos. Ela lembra que o Cine Solar será patrocinado pela distribuidora de energia elétrica RGE Sul.  O Projeto é inteiramente gratuito e utiliza energia limpa e renovável para a exibição de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade.

Para tanto, o Cine Solar conta com Furgão equipado com placas solares capazes de gerar a própria energia para alimentar toda sua estrutura de exibição, formada por projetor e sistema de som. Ele ainda transporta toda a estrutura do evento composta por cadeiras, tela de cinema e materiais de divulgação do projeto. Com sua estrutura autossuficiente, o Cine Solar é capaz de realizar projeções de filmes em qualquer localidade, inclusive em regiões sem energia elétrica.