Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Política 15/07/2019 20:47
Por: Redação

Vereadores aprovam cedência de pavilhão para nova empresa calçadista

A empresa Centro-Serra Indústria de Calçados Ltda, que atuará exclusivamente, no segmento calçadista, deve gerar inicialmente 100 novos postos de trabalho até o final deste ano

Os vereadores de Sobradinho aprovaram na noite desta segunda-feira (15), na 19ª sessão ordinária, uma moção de congratulações, da vereadora Maxcemira Trevisan, pelos 12 anos do Polo Regional de Ensino Superior a Distância de Sobradinho. Foi aprovado o projeto que dispõe sobre a inspeção sanitária e industrial dos produtos de origem animal no Município. Também foi aprovado projeto que trata dos procedimentos para a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário de serviços públicos da Prefeitura, inclusive da Administração Pública Indireta, instituindo a Ouvidoria-Geral do Executivo e o Conselho de Usuários de Serviços Públicos.

Os vereadores aprovaram ainda mais dois projetos: um que prorroga a cedência de um pavilhão para a empresa Maristeli – com vistas a manutenção de suas instalações em Sobradinho, e o outro que autoriza o Executivo conceder um pavilhão no Acesso Euclides Bento Pereira, para instalação da empresa Centro-Serra Indústria de Calçados Ltda, que atuará exclusivamente, no segmento calçadista, gerando inicialmente 100 novos postos de trabalho até o final deste ano. Baixou para estudos o projeto que autoriza acordos com servidores que exerçam atividades externas, de caráter obrigatório, para que possam utilizar seus veículos particulares.

EXPLICAÇÕES PESSOAIS

Na Tribuna, durante o período das Explicações Pessoais, a vereadora Solange Guerreiro, parabenizou o grupo da 3ª Idade do Bairro Baixada pelo baile de sábado. Parabenizou a Escola de Samba Mocidade Independente do Bairro Vera Cruz, pela Feijoada de sábado, e a comunidade de Campestre, pelo Festival do Vinho. Fez um convite para o jantar das trabalhadoras rurais de Linha Carijinho, neste sábado, bem como, para o festival do Porco de Arroio Bonito, dia 21 deste mês.

Luiz Freitas defendeu a necessidade de instalação de uma rampa para cadeirantes e um local com banheiro no ESF do Bairro Copetti. Sugeriu também que o Executivo estude a possibilidade de pintar o nome das ruas nos postes da rede elétrica.

Tuki Siman, parabenizou a comunidade de Campestre pelo Festival do Vinho. Desejou sucesso a nova empresa do setor calçadista que está se instalando em Sobradinho. Tuki voltou a defender a destinação de um local para carga e descarga de caminhões, evitando o trânsito deste tipo de veículo no centro da cidade.

 Elemar Lazzari parabenizou o Executivo pela instalação das novas lixeiras na cidade.

Eder Librelotto, no entanto, disse que muitos moradores e empresários são contrários a instalação destas lixeiras em frente a suas casas ou lojas. O vereador contou também que na madrugada do último sábado (13) houve uma briga no centro, com danos inclusive em veículos, e nenhum bar estava aberto. Isso segundo ele, comprova que a algazarra noturna não é decorrente dos bares, mas sim, de pessoas de fora que vem para Sobradinho, com suas bebidas, e se aglomeram no centro. Librolotto adiantou que irá continuar defendendo o direito dos donos de bares e similares, de continuar trabalhando dignamente. O vereador destacou ainda que a economia resultante da redução salarial dos vereadores tinha por finalidade a instalação de placas de sinalização de ruas e de localidades do interior. Na época, segundo Éder Librelotto, o movimento Eu Apoio defendeu o corte de salários, mas até agora não viu nenhum membro do movimento cobrar do Executivo a instalação destas placas.

Maxcemira Trevian parabenizou a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços pela conquista da nova empresa calçadista que irá gerar emprego e renda em Sobradinho. Sobre as novas lixeiras, a vereadora disse que, além de tomar boa parte da calçada, muitas foram instaladas do lado oposto do roteiro feito pelo caminhão que recolhe o lixo. Criticou a indicação do seu colega Luiz Freitas, de pintar o nome das ruas nos postes da cidade. Ela defende um projeto mais arrojado, citando o Exemplo de Venâncio Aires, que usa placas no formado de uma folha de tabaco, símbolo da cidade.

Para a vereadora, Sobradinho – como polo Centro Serra – deveria usar placas no formado da folha do Feijão, uma vez que o município tem neste produto a sua festa maior, que é a FEJÃO. Maxcemira defende que o Executivo ouça mais os vereadores e a população, e deixe tomar decisões a portas fechadas. Sobre o barulho no Centro, ela disse que mora na Avenida João Antônio há mais de 30 anos, e na sua opinião, ele não é decorrente dos bares e lancherias, mas sim, de motoristas, a maioria de outros municípios, que trafegam com som alto, e consumindo bebidas. Muitos também trazem bebidas estocadas em caixas de isopor, e se aglomeram no centro. A vereadora defendeu uma presença mais constante da Brigada Militar, principalmente, nos finais de semana. Maxcemira sugeriu ainda o uso de frutas existentes na cidade, para alimentação das crianças nas creches e escolas.

PRÓXIMA SESSÃO

A próxima sessão ordinária do Legislativo de Sobradinho será segunda-feira, dia 22, às 18 horas.