Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 11/04/2019 14:24
Por: Redação

Consultor Técnico está preocupado com a comercialização da soja no Centro Serra

José Francisco Telöken lembra que o preço pela saca de 60 quilos, hoje está em 68 reais, e há um ano, neste mesmo período, o preço era 83 reais.

A safra de soja na região Centro Serra está chegando ao fim, e os armazéns e silos das cooperativas e empresas serialistas estão abarrotados com este cereal. A informação é do Consultor Técnico José Francisco Telöken. Segundo ele, os 10 municípios que fazem parte da AMCESSERA – Jacuizinho, Estrela Velha, Arroio do Tigre, Lagoão, Tunas, Segredo, Sobradinho, Passa Sete, Lagoa Bonita e Ibarama –, plantaram na safra 2018/2019 em torno 70 mil hectares de soja, considerada a segunda maior economia da região.

A produtividade média, segundo o Consultor, deve ficar em torno de 3.600 quilos por hectare, ou seja 60 sacas por hectare, considerada uma média muito boa. Telöken ressalta que a grande preocupação hoje, dos produtores de soja, é com a comercialização. Cada dia que passa está baixando um real por saco, e isto é muito preocupante, pois, não existe boas perspectiva ali na frente. José Francisco Telöken lembra que o preço pela saca de 60 quilos, hoje está em 68 reais, e há um ano, neste mesmo período, o preço era 83 reais.