Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 16/04/2018 14:12
Por: Redação

Novos agentes de endemias ainda não estão atuando em Sobradinho

Os agentes ainda estão passando por treinamento para depois iniciar o trabalho de fiscalização nas residências do perímetro urbano.

Os novos agentes de endemias convocados pela Secretaria Municipal da Saúde ainda não estão atuando. Cinco novos profissionais foram chamados após o município de Sobradinho ser considerado como “infestado” pelo mosquito Aedes Aegypti.

Os agentes ainda estão passando por treinamento para depois iniciar o trabalho de fiscalização nas residências do perímetro urbano. A prefeitura de Sobradinho contava com dois agentes, e a contratação de mais cinco, determinada pela 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, seguiu a lista dos aprovados no último concurso.

Em entrevista nesta segunda-feira (16) ao programa ENFOQUE da Rádio Sobradinho AM, os agentes de endemias, Roseane Rohde e João Colombelli, explicaram que em 80% dos casos, a proliferação do mosquito se dá nos recipientes que acumulam água nas casas. Conforme eles, este ano houve apenas um caso de dengue no Rio Grande do Sul.

Apesar disso, alertaram ser importante combater o mosquito porque quando as pessoas viajam para outros estados podem se contaminar, e depois, ao serem picadas, espalharem a doença.