Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 28/10/2020 15:16
Por: Redação

Retorno dos eventos está impedido no Centro Serra

A prefeitura de Sobradinho deverá publicar um novo decreto para normatizar algumas áreas, com base nos protocolos atualizados pelo Governo do Estado.

O retorno dos Eventos está impedido nos municípios do Centro Serra. O Governo do Estado publicou novo decreto após debate com representantes de setores e análise do Gabinete de Crise e alterou protocolos para indústria e eventos. Assim como os demais eventos já liberados pelo Estado (festas infantis e eventos de maior porte), a realização de eventos sociais e de entretenimento em buffets, casas de festas, casas de shows, casas noturnas ou similares, só poderá ocorrer em cidades que autorizaram e que estão no processo de volta das aulas presenciais. A condição foi estabelecida como forma de elencar uma prioridade na retomada de atividades.

Além disso, os organizadores de eventos em regiões com bandeira amarela e laranja devem seguir as normas estabelecidas pelas portarias da Secretaria da Saúde, sobre serviços de alimentação e eventos, além do Decreto Estadual. Em Sobradinho, conforme o Secretário de Administração, Felipe Secretti, não haverá retorno das aulas, o que impede então a promoção dos eventos. Segundo ele, a avaliação dos prefeitos da região é de que algumas escolas não conseguem cumprir as normas sanitárias exigidas pela vigilância sanitária, e este seria o pior momento para o retorno dos alunos, devido ao aumento de casos de Coronavírus.

Secretti revela que até mesmo as quadras esportivas deverão ter alterações em seu funcionamento. Lembrou que 95% dos municípios do Estado não deverão retornar com as aulas, e que a Famurs está discutindo a questão com o governo do Estado, sendo que a única saída é desvincular a regra que vincula os eventos à volta às aulas. O secretário também lembra que não há como apresentar ao governo pedido de flexibilização no protocolo municipal, uma vez que está havendo um aumento nos índices de Coronavírus no município, lembrando que ocorreu, nesta semana, a primeira morte causada pela doença.  A prefeitura de Sobradinho deverá publicar um novo decreto para normatizar algumas áreas, com base nos protocolos atualizados pelo Governo do Estado.