Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 17/10/2020 12:40
Por: Redação

Equilíbrio na alimentação foi destaque em Live da Semana da Alimentação

As atividades atingiram agricultoras, famílias em vulnerabilidade social, comunidade escolar, agentes municipais de saúde e comunidades tradicionais.

Promovida na tarde desta sexta-feira (16), através das plataformas digitais da Emater, a edição online do Fórum Microrregional de Segurança e Soberania Alimentar da região Centro-Serra discutiu “a alimentação em tempos de pandemia: um resgate alimentar”. A atividade é alusiva à Semana da Alimentação. Na abertura do evento, o diretor técnico da Emater, Alencar Rugeri, falou sobre o trabalho desenvolvido pela Instituição no incentivo à segurança e soberania alimentar das famílias.

Em seguida, a extensionista rural Social da Emater, Leticia Fagundes, relatou ações desenvolvidas junto aos grupos de agricultoras por meio dos projetos municipais de Segurança e Soberania Alimentar, realizados nos dez municípios que integram a região Centro-Serra. Os projetos tiveram início em 2009. Junto aos grupos de mulheres rurais, iniciaram uma ação de resgate da cultura alimentar e de valorização e produção de alimentos típicos da região, por meio de reuniões, cursos, oficinas, eventos gastronômicos e fóruns temáticos.

As atividades atingiram agricultoras, famílias em vulnerabilidade social, comunidade escolar, agentes municipais de saúde e comunidades tradicionais. No decorrer da década foram resgatas mais de 1.300 receitas e realizadas mais de 1.080 oficinas de culinária, atingindo mais de 130 grupos de trabalhadoras rurais.

A presidente da Associação das Mulheres Agricultoras de Ibarama, Jeni Ilva Puntel, falou sobre a produção de alimentos na propriedade da família onde, em cerca de 16 hectares, são cultivados feijão, milho, batata, mandioca, leite, ovos, entre outros. Finalizando as apresentações, a nutricionista Eliana Denardi falou sobre o tema do evento: “a alimentação em tempos de pandemia”.

Eliana também lembrou da importância do consumo de água durante o dia. O 11º Fórum Microrregional de Segurança e Soberania Alimentar da Região Centro- Serra foi promovido pela Emater, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e Associação das Mulheres Agricultoras de Ibarama e pode ser acessado no Canal do Programa Rio Grande Rural no Youtube.