Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Política 13/05/2019 20:55
Por: Redação

Vereadores aprovam venda de veículos e equipamentos através de leilão

Sessão foi nesta segunda-feira (13).

  • Sessão foi nesta segunda-feira. Foto: Ivanio Melchior
  • Foto: Ivanio Melchior
  • Foto: Ivanio Melchior
  • Foto: Ivanio Melchior
  • Foto: Ivanio Melchior
  • Foto: Ivanio Melchior
  • Foto: Ivanio Melchior
  • Foto: Ivanio Melchior
  • Foto: Ivanio Melchior

Os vereadores de Sobradinho aprovaram nesta segunda-feira (13) dois projetos autorizando o Executivo contratar, em regime de emergência e sem concurso público, um Psicólogo, para compor a Equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família- NASF, e um Agente Comunitário de Saúde. Por 6 votos a favor e 2 contrários foi aprovado o projeto que institui Gratificação Especial para o presidente da Comissão encarregada do inventário dos bens pertencentes ao município. Os vereadores Éder Librelotto e Luiz Freitas, do PP, foram contrários.

Foi aprovada a doação de uma Kombi para o Grupo Escoteiro Aimoré. Os vereadores aprovaram ainda outros dois projetos: um que autoriza a venda, através de leilão público de veículos, móveis, materiais e equipamentos, pertencentes ao Município, e a abertura de um Crédito Especial no Orçamento deste ano, no valor 299 mil 910 reais para a construção de uma Quadra Poliesportiva Coberta, no Bairro Rio Branco.

EXPLICAÇÕES PESSOAIS

Na Tribuna durante o período das Explicações Pessoais, o vereador Luiz Freitas (PP), destacou que obteve no Ministério da Família e Direitos Humanos o edital do programa de Igualdade Racial. Segundo ele, esse edital foi repassado para o setor competente da prefeitura a fim de buscar recursos para Sobradinho. Freitas disse também que esteve visitando a família de uma mulher, vítima de câncer, que está necessitando de uma atendimento maior por parte da Secretaria da Assistência Social.

Valdecir Bilhan (PTB) relatou que moradores de Baixo Pilão estão se sentindo abandonados, pois as estradas estão ruins, e teriam ficado de fora da distribuição de equipamentos para a Patrulha Agrícola. O parlamentar disse que os moradores das ruas que receberam calçamento estão indignados com o alto valor cobrado por parte da prefeitura. Segundo ele, o seu Partido foi o que mais trouxe recursos federais para calçamento, e que politicamente, isso está sendo um mau negócio. “Está sendo um tiro no pé”.. disse o vereador, acrescentando que os moradores não foram consultados e apenas receberam os carnês para o pagamento. Valdecir Bilhan ressaltou que as obras estão sendo executadas com recursos Federais, e pois isso, defende que seja cobrado dos beneficiados apenas o valor correspondente a contrapartida paga pela prefeitura.

Jeferson Matana (PSB) parabenizou as Mães pela passagem do Dia das Mães, no último domingo (12). Também fez um convite para o 9º Grito de Alerta da FETAG que ocorre nesta quarta-feira (15), em Santa Cruz do Sul. Matana destacou ainda a necessidade de prefeitura cobrar da AES Sul a revisão dos postes que estão inclinados, quase caindo na cidade. Matana também lamentou os cortes feitos pelo Governo Federal no setor da Educação, que vão prejudicar as Universidades Federais.

Solange Guerreiro (PP) disse que participou de reunião da Associação dos Produtores de Leite, juntamente com o secretário da Agricultura e representante da empresa SHO Ambiental para tratar do destino correto do esterco produzido nas propriedades. Na ocasião, também houve eleição da nova diretoria da entidade para mandato de dois anos. O novo presidente é Ivani Aretz; Tesoureiro Nilson Cella, e Secretário: Nelson Buzatto. Solange também fez um convite para o 9º Grito de Alerta, da FETAG.

Elemar Lazzari destacou que além do trabalho feito no interior, a atual administração está investindo forte na cidade, citando como exemplo, o calçamento de ruas, e no setor da saúde. Elemar também parabenizou as Mães pela passagem do Dia das Mães, no último domingo (12).

Maxcemira Trevisan (PDT) parabenizou os homenageados com moções de reconhecimento: Rotary Clube; Banda Filadélfia e as candidatas Rauhane de Oliveira, Valentina Lewandowsky e Yasmin Hudson Pereira, que representaram Sobradinho no concurso Beleza Turismo 2019, em Santa Maria. Max também destacou a necessidade de um trabalho maior das Agentes Comunitárias de Saúde no sentido de conscientizar a população sobre necessidade de evitar a proliferação do mosquito da dengue. A vereadora salientou ainda a importância da participação no Grito de Alerta, nesta quarta-feira (15), em Santa Cruz do Sul.

Já o presidente do Legislativo, Tuki Siman (PDT) reclamou da falta de calçamento na Rua Arlindo Emmel, onde 22 famílias pagam IPTU e não contam com o benefício. Salientou também que o Loteamento Siman, recolhe mais de 50 mil reais por ano com IPTU e até hoje não recebeu nenhuma lixeira ou um banco para os moradores. Lamentou que seus pedidos não estejam sendo atendidos pelo Executivo. Ente eles, citou a construção de redutores de velocidade e a instalação de bancos no acesso Euclides Bento Pereira. Tuki ressaltou que nesta terça-feira (14) inicia o projeto Café com o Presidente, cujo objetivo é debater com as entidades, problemas da cidade, a fim de buscar alternativas para solucioná-los. Neste primeiro evento, ele irá receber representes da Imprensa, ONGs de proteção de animais e a patronagem do CTG Galpão da Estância. Já no dia 21, irá receber representantes da CACISS, SINDILOJAS, Sindicatos Rural e dos Trabalhadores Rurais e da Associação dos Aposentados e Pensionistas do Centro Serra.

MOÇÕES DE RECONHECIMENTO

Após a sessão ordinária, houve a entrega das Moções de Reconhecimento para os homenageados: Rotary Clube; Banda Filadélfia e as candidatas Rauhane de Oliveira, Valentina Lewandowsky e Yasmin Hudson Pereira, que representaram Sobradinho no concurso Beleza Turismo 2019, em Santa Maria.

PRÓXIMA SESSÃO

A próxima sessão ordinária dos Vereadores de Sobradinho será segunda-feira, dia 20, às 18 horas.