Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Cultura 14/08/2018 14:03
Por: redacao

Livro sobre imigração Italiana no Estado vai incluir colonização do Centro Serra

A obra literária, que registra a chegada dos primeiros imigrantes italianos no estado, irá contemplar em suas páginas os municípios da região Centro Serra.

  • Reunião de apresentação do esboço do Livro ocorreu na prefeitura. Foto: divulgação
  • Reunião de apresentação do esboço do Livro ocorreu na prefeitura. Foto: divulgação
  • Reunião de apresentação do esboço do Livro ocorreu na prefeitura. Foto: divulgação

O esboço do Livro “150 anos de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul”, organizado pelo escritor e poeta Ademir Antonio Bacca, foi apresentado nesta segunda-feira (13) na prefeitura de Sobradinho. A obra literária, que registra a chegada dos primeiros imigrantes italianos no estado, irá contemplar em suas páginas os municípios da região Centro Serra.

Durante o encontro ficou acertado que as prefeituras deverão enviar nos próximos dias, textos, documentos e fotografias que retratam a imigração italiana em seu respectivo município, para que sejam acrescentados ao Livro.

Participaram da reunião: César Augusto Prezzi, consultor nomeado pela Regione del Veneto e do Comitato Veneto do Rio Grande do Sul – COMVERS, do escritor Ademir Antonio Bacca, além dos prefeitos da AMCSERRA, secretários de Educação e lideranças ligadas à área da Cultura.

A obra será dividida em dois volumes, reunindo textos de escritores e historiadores especialistas no estudo da imigração, memória e identidade italiana em nosso Estado, tratando desde a ocupação das colônias e o trabalho dos bravos imigrantes, até o seu legado cultural, arquitetônico, econômico e religioso.

O primeiro volume abordará os principais temas da imigração desde os primórdios da colonização. Os motivos que levaram o governo brasileiro a abrir as portas aos imigrantes; a ocupação das colônias, o patrimônio arquitetônico, histórico e cultural da imigração.

Já o segundo volume será totalmente voltado à história dos municípios originados pela imigração italiana, os gemellaggios entre cidades-irmãs, acervos históricos e algumas das personalidades políticas, empresariais e religiosas da imigração italiana, fazendo um registro da história contemporânea do legado dos ancestrais.