Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Política 27/04/2020 20:53
Por: Fabricio Ceolin

Vereadores de Sobradinho retomam Sessões Ordinárias

A vereadora Maxemira Trevisan (PTB), não esteve presente na sessão. Segundo a assessoria da Câmara de Sobradinho, a parlamentar  está seguindo medidas protetivas em prevenção ao coronavírus.Max teve sua falta abonada.

   Os vereadores de Sobradinho estiveram reunidos nesta segunda-feira, 27, na 8ª Sessão Ordinária do ano.  Foi aprovado o Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo Municipal a contratar, em regime de emergência, um Auxiliar de Cuidador de Abrigo Institucional. A contratação visa suprir necessidade junto à Casa de Passagem São Nicolau.

    Aprovado também Projeto de Lei que extingue os Cargos em Comissão de Chefe do Setor de Atendimento da Casa de Passagem, padrão 03 e do Encarregado do Núcleo Agrícola, padrão 02, cria dois Cargos em Comissão, ou sob a forma de Função Gratificada, de Coordenador da Divisão de Transportes, padrão 04.

     Aprovado Projeto de Lei que Cria um Cargo em Comissão de Assessor Jurídico para Assuntos Processuais e Administrativos, padrão 6.  

 

Também aprovado Projeto de Lei que altera dispositivos da Lei Municipal de 05 de fevereiro de 2013, que Reestrutura o Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Efetivos do Município, e dá outras providências.

 

Período de explicações pessoais:

Tuki Siman (PDT): Diz ter pesquisado em um site sobre estatísticas do mundo em tempo real. A página revela dados como a fome, onde no mundo somente na data de hoje (27), mais de 20 mil pessoas morreram de fome. Siman diz que há uma preocupação com o coronavírus, e estão esquecendo os outros problemas. Disse que grande parte dos problemas apresentados como coronavírus são criados para prejudicar o governo do Presidente Jair Bolsonaro. O parlamentar destacou ainda sobre os produtos essenciais que tiveram alta nos supermercados, classificando isso como um desrespeito pelo consumidor. Lembrou que o petróleo está baixando e os alimentos subindo, tendo como destaque o leite que de R$ 2 reais passou para mais de R$ 4,00 o litro. Disse que  o produtor de leite não está recebendo o aumento.

Valdecir Bilhan – (PTB) – O parlamentar falou sobre os vendedores ambulantes que tem utilizado caminhões para vendas pela cidade. Conforme Bilhan, estão sendo oferecidos galinhas, ovos, batata entre outros produtos. Classificou isso como um desrespeito ao comércio local que paga impostos, e pediu ação por parte da fiscalização do município.

Solange Guerreiro – (MDB) – Destacou que a chuva que chegou na região, o que contribui para a manutenção dos mananciais de água.  Agradeceu a recepção que teve no MDB, seu novo partido, destacando que está se sentindo muito bem.

Eder Librelotto – (PP) – Disse que a região enfrenta uma de suas piores estiagens da história. Revelou ter protocolado junto ao gabinete do secretário da agricultura do Estado Covatti Filho, o pedido de uma estação meteorológica, o que vai possibilitar trazer dados do clima, que são importantes para a agricultura e até mesmo o turismo. Também salientou o trabalho do presidente do PP Maurício Lipke que está buscando novos integrantes para o partido. Parabenizou os profissionais da saúde que estão se dedicando ao combate do coronavírus. Disse que as dificuldades virão com o baixo preço que está sendo pago pelo fumo e pela soja e o setor leiteiro também vem sofrendo com o baixo preço.

Luiz Freitas (PP) – Disse estar preocupado com o setor da educação. Salientou que o município deve buscar um plano de atendimento de atividades remotas, que também beneficie os alunos que não possuem acesso à internet. O parlamentar pediu para que os clientes valorizem o comércio local, justificando que isso contribui para a manutenção dos empregos e a geração de renda no município.

A vereadora Maxemira Trevisan (PTB), não esteve presente na sessão. Segundo a assessoria da Câmara de Sobradinho, a parlamentar  está seguindo medidas protetivas em prevenção ao coronavírus. Ela teve sua falta abonada pelos colegas.

A próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Sobradinho será segunda-feira (04), às 18 horas.