Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 25/02/2021 14:45
Por: Fabricio Ceolin

Programa de Aquisição de Alimentos é avaliado em Sobradinho

O PAA é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e do Escritório Municipal da Emater.

Os representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Escritório Municipal da Emater de Sobradinho estiveram reunidos na Prefeitura, para avaliar o andamento do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, no município. Conforme a coordenadora municipal, assistente social, Roberta Ferreira Billig, ao comparar os objetivos do Programa com as ações efetivamente executadas no município pode-se concluir que o PAA tem superado as expectativas, atingindo suas finalidades básicas, que são: promover o acesso à alimentação para as famílias em situação de vulnerabilidade social e incentivar a agricultura familiar.      

Desde sua implantação no município, em abril de 2019, já foram investidos cerca de R$ 170 mil, na aquisição de alimentos – entre frutas, legumes, verduras, hortaliças, carnes, ovos, pães, bolachas – beneficiando aproximadamente 120 famílias mensalmente, em situação de insegurança alimentar e nutricional, além da Casa de Passagem e APAE. Através do PAA também foram promovidas Oficinas Práticas de Aproveitamento Integral de Alimentos, destinadas às famílias contempladas pelo Programa, com a finalidade de incentivá-las a produzir receitas saudáveis, saborosas, econômicas e criativas, utilizando integralmente os alimentos, a fim de reduzir custo e evitar o desperdício.

Durante a reunião também foram planejadas ações que deverão ser implantadas no decorrer do ano, visando fortalecer ainda mais a atuação do Programa no município, dentre as quais, estão previstas palestras com profissionais de diferentes áreas, que deverão ocorrer antes da entrega do PAA, sendo um requisito a participação do beneficiário para posterior recebimento dos alimentos. Em Sobradinho, o PAA é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e do Escritório Municipal da Emater, responsável pelo acompanhamento dos agricultores fornecedores.