Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 10/09/2019 13:34
Por: Fabricio Ceolin

Trajetória de 50 anos da Celetro foi comemorada em Cachoeira do Sul

O atual presidente,José Benemídio Almeida, destacou que os verdadeiros responsáveis pelo surgimento da Celetro são os produtores rurais que não possuíam energia elétrica em suas propriedades e que se uniram em busca desse recurso.

  • Fotos: Henrique Rui Lindner
  • Fotos: Henrique Rui Lindner
  • Fotos: Henrique Rui Lindner

A trajetória de 50 anos da Celetro foi comemorada na noite de segunda-feira (09), nas dependências da Sociedade Rio Branco em Cachoeira do Sul. Antigos associados, entre eles alguns fundadores, funcionários, imprensa, lideranças políticas, sindicais e empresariais prestigiaram o jantar festivo. Uma placa comemorativa foi entregue a muitos dos presentes com o slogan “Celetro 50 anos, eu faço parte desta história”. A programação abriu com a apresentação de um vídeo institucional que mostrou o atendimento de uma emergência pela equipe de plantão da cooperativa e a evolução da tecnologia na construção das redes.

A Cooperativa de Eletrificação Rural Centro Jacuí foi fundada em 9 de Setembro de 1969 no Clube Seco, em Restinga Seca, em uma reunião com a presença de prefeitos e demais líderes da região.  Um ano depois, por iniciativa da prefeitura de Cachoeira, ela se instalou naquele município onde suas atividades realmente começaram. Ex-dirigentes e associados lembraram as dificuldades enfrentadas nos primeiros anos da cooperativa - quando as redes eram erguidas de forma manual -, e as conquistas ao longo das cinco décadas. Os projetos sociais mantidos pela entidade, como a distribuição de kits escolares, também foram citados.

O atual presidente, José Benemídio Almeida, destacou que os verdadeiros responsáveis pelo surgimento da Celetro são os produtores rurais que não possuíam energia elétrica em suas propriedades e que se uniram em busca desse recurso. Ele lembrou que isso contribuiu muito para o desenvolvimento da economia regional e citou vilas que passaram a se emancipar após a chegada da energia elétrica.

O governo do Estado esteve representado pelo secretário Estadual da Agricultura, Covatti Filho. Hoje, a Celetro possui 22 mil e 600 associados em 27 municípios atendidos, com 5 mil 330 quilômetros de rede e 217 funcionários. No Centro Serra a cooperativa de eletrificação foi fundamental para que a energia elétrica chegasse a muitas localidades. Prefeitos, vereadores, conselheiros da cooperativa e demais lideranças da região também estiveram no jantar festivo na noite passada.