Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 05/02/2020 16:31
Por: Redação

Estado formaliza repasse de recursos do Ministério da Saúde hospitais da região

Do Centro Serra vão receber recursos o Hospital Santa Rosa de Lima, de Arroio do Tigre, e o São João Evangelista - unidades de Segredo e Sobradinho.

O Governo do Estado formalizou, na tarde desta terça-feira (04), o repasse de recursos provenientes da portaria do Ministério da Saúde 3.339, de dezembro de 2019. O evento de assinatura dos termos aditivos com hospitais filantrópicos e sem fins lucrativos, contratualizados diretamente com a Secretaria da Saúde, contou com a presença do Governador Eduardo Leite, da Secretária da Saúde, Arita Bergmann, e de representantes de hospitais filantrópicos.

No total, 163 instituições hospitalares contratualizadas com o Estado serão beneficiadas com 12 milhões e 400 mil reais. Os valores variam de município para município. Ontem, somente 149 termos aditivos foram assinados formalmente pelo governador e pela secretária, Arita Bergmann. Os outros 14 contratos serão assinados assim que passarem por todos os trâmites legais. Da região Centro Serra, o Hospital Santa Rosa de Lima, de Arroio do Tigre, receberá 22 mil 566 reais; São João Evangelista, de Segredo; 10 mil 272, e São João Evangelista – unidade de Sobradinho receberá 19 mil 611 reais.

A portaria determina que recursos do Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo de Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, no valor de 200 milhões de reais, sejam disponibilizados aos Estados, ao Distrito Federal e aos municípios, em parcela única. A verba será destinada a hospitais privados sem fins lucrativos que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS).